Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 52
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 534
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Racionalidade comunicativa e educação : perspectivas de emancipação em Habermas@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => O texto analisa a filosofia de Jürgen Habermas, com ênfase em sua teoria da ação comunicativa. Habermas critica a insuficiência da razão instrumental para enfrentar crises contemporâneas e propõe uma racionalidade mais ampla, baseada na comunicação e no consenso. Ele se inspira em Marx, Kant, Hegel e a Escola de Frankfurt para desenvolver uma teoria da argumentação que integra diferentes formas de racionalidade em contextos sociais e culturais. A teoria da ação comunicativa de Habermas sugere que o diálogo e o consenso são fundamentais para resolver conflitos e injustiças, oferecendo uma base para uma educação emancipatória. Esta educação visa a formação crítica dos indivíduos, capacitando-os a participar ativamente da sociedade, livres das limitações da racionalidade instrumental. O texto destaca também, a importância da intersubjetividade e da competência comunicativa para promover a emancipação social. Habermas argumenta que o progresso social depende da capacidade dos indivíduos de aprender com seus próprios erros e de buscar o entendimento mútuo. No contexto educacional, a teoria habermasiana propõe uma pedagogia que promova a reflexão crítica e a inclusão social. Exemplos práticos dessa pedagogia incluem a criação de espaços de diálogo em sala de aula, onde os estudantes possam debater e refletir sobre questões sociais e éticas, e a promoção de projetos colaborativos que incentivem o trabalho em grupo e o respeito à diversidade de opiniões. Esses métodos visam não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também a formação de cidadãos críticos e engajados, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Rodrigo Danúbio Queiroz
                    [1] => Rafael Carlos Queiroz
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Racionalidade comunicativa. emancipação. educação. habermas.@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => 
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-11-25
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/logeion.2024v11e-7382
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7382
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7382/7012
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7382/7014
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                        )

                )

        )

)