Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 52
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 534
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => 5 passos para a difusão do campo educação geográfica sob a perspectiva da teoria da ação comunicativa@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => A título de reflexão inicial, consideramos que a difusão de conhecimentos novos ou tradicionais dos campos da educação, em específico, da educação nas ciências humanas e sociais, são espacializados e ordenados por dimensões e fatores de natureza geográfica, filosófica e político-pedagógica. Geográfica porque obedece ao contexto de mudanças territoriais que os espaços de construção do saber, como escolas e universidades, perpassam ao longo de sua trajetória como instituições onde o ensinar, formar e aprender se modificam ao longo da história educacional. Filosófica ao serem representados por teorias e noções acerca da formação intelectual, estética e moral do indivíduo, isto é, saberes inerentes ao processo de constituição laboral e discursiva dos profissionais da educação e seus aprendizes. E político-pedagógica porque comportamentos, identidades e aprendizagens são pautados em projetos e objetivos críticos e mobilizadores de sociedade e educação, principalmente em elementos dinâmicos como concepções de cidadania, juventude, ciência e cultura. Pensando deste modo, pretendemos discutir como pode ocorrer a difusão do campo educação geográfica na perspectiva da teoria da ação comunicativa. Consoante a isso, as discussões das obras de Habermas serão de natureza interpretativa e produzidas mediante leitura de seus principais conceitos e categorias. Por conseguinte, formularemos, em cinco tópicos, orientações de caráter técnico-conceitual sobre como os preceitos dos estudos em educação geográfica poderão ser aludidos na forma e conteúdo da filosofia de Habermas. Logo, entender e territorializar comunicativamente o conhecimento educacional da Geografia significa empreender modificações nos sistemas de produção pedagógica e científica da própria Geografia, em específico, nos seus respectivos agentes e saberes didáticos e curriculares.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Fábio Rodrigo Fernandes Araújo
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Difusão. educação geográfica.teoria da ação comunicativa@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => 
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-11-25
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/logeion.2024v11e-7357
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7357
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7357/6969
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7357/6970
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                        )

                )

        )

)