Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:36:05Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17406
                            [datestamp] => 2023-04-10T15:57:38Z
                            [setSpec] => moci:GT6
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A influência do brinquedo e do brincar na formação do leitor
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Araripe, Fátima Maria Alencar
                                            [1] => Pantaleão, Francisca Virgínia Arruda
                                            [2] => Cavalcante, Patrícia Reinaldo
                                        )

                                    [description] => O presente artigo trata da apresentação da influência do brinquedo e do brincar para o desenvolvimento da vida da criança, e da utilização desse conjunto para a formação do leitor. O brincar e a brincadeira como atividades muito características das crianças possibilitam a socialização com o ambiente e estabelecem a convivência com várias situações do dia a dia, ao mesmo tempo em que trazem a oportunidade de mostrar para os que a rodeiam seus desejos, insatisfações e sucessos. Expõe também uma breve comparação entre os brinquedos antigos e atuais, a relação do brinquedo com a cultura, como também do brinquedo com a educação. Faz a distinção entre o brinquedo, o brincar e a brincadeira, e de como a criança se apropria da brincadeira para expressar suas emoções em seu cotidiano. O leitor, através do brincar e da brincadeira, começa a se formar mesmo antes de entender ou conhecer as letras, as sílabas e de formar palavras. São os estímulos oriundos do ambiente onde está inserido que colaboram para um melhor aprendizado da leitura. Apresenta assim o brinquedo como uma forte ferramenta para a formação de sujeitos leitores, com consciência crítica e de cidadania.

Palavras-chave: Brinquedo. Brincar. Formação do leitor.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
                                    [date] => 2014-06-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artigo avaliado pelos Pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 3 No. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [1] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 Núm. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [2] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 3 No 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [3] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 3 n. 2 (2013): Publicações Contínuas 2013
                                            [4] => 2237-6658
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17406/14188
                                    [rights] => Copyright (c) 2019 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
                                )

                        )

                )

        )

)