Array
(
    [responseDate] => 2024-12-13T13:51:08Z
    [request] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17032
                            [datestamp] => 2023-04-07T03:44:04Z
                            [setSpec] => moci:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Por dentro da mente de um game developer
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Senna, Bernardo Augusto de Oliveira
                                            [1] => Nunes, Guilherme Teres
                                            [2] => Cabral, Henrique Cheik Freire
                                            [3] => Val, Victor Hugo Nascimento Costa
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Estudo de usuários
                                            [1] => Desenvolvedores
                                            [2] => Jogos
                                        )

                                    [description] => Desenvolvedores de jogos são os responsáveis pela produção de um jogo, desde a programação até o design, e muitas vezes também responsável pela divulgação, principalmente se tratando de produtores independentes. O objetivo deste estudo foi observar como funciona o aprendizado, quais são as atitudes, métodos e tomadas de decisões por parte dos desenvolvedores de jogos, para entender como tais profissionais conseguem se destacar no mercado de jogos. A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa quantitativa, foi utilizado o método de questionário on-line, divulgado em mídias sociais e grupos de desenvolvedores nacionais e internacionais. Posteriormente, na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, via chat ou videoconferência, seguindo um roteiro de perguntas pré-definidas. Por fim, foi possível observar que é necessário um bom controle de deadlines, um marketing bem feito e uma dedicação incessante para que o desejo de ter um jogo bem sucedido seja realizado. Concluiu-se que o desenvolvimento de jogos, quando tratado como profissão, é enxergado de formas diferentes no Brasil e no exterior.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
                                    [date] => 2018-07-09
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação ; Vol. 7 No. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
                                            [1] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 Núm. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
                                            [2] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658; Vol. 7 No 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
                                            [3] => Múltiplos Olhares em Ciência da Informação; v. 7 n. 2 (2017): Publicações Contínuas 2017
                                            [4] => 2237-6658
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17032/13801
                                    [rights] => Copyright (c) 2018 Múltiplos Olhares em Ciência da Informação - ISSN 2237-6658
                                )

                        )

                )

        )

)