Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 57
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1881
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Mediação da Informação e ensino superior: a promoção do protagonismo social através da inclusão digital@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Com base na função social da universidade em contribuir para a emancipação dos sujeitos mediante o ensino-aprendizagem contínuo e gradativo, este estudo tem como objetivo geral evidenciar a mediação da informação como um construto teórico-prático para o desenvolvimento de competências e habilidades no ensino superior, por meio dos ambientes e das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva em seus objetivos, adotando uma abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e estudo de campo durante o estágio em docência, no primeiro período do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, durante o semestre de 2022.1. Os resultados destacam que a mediação da informação pode ser uma ferramenta significativa na prática docente, permitindo compreender as singularidades dos estudantes e suas principais dificuldades, facilitando ações que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem. Além de promover a inclusão digital, a mediação emerge como um aspecto fundamental no ensino superior, reduzindo desigualdades e possibilitando o protagonismo social ao longo da formação educacional. Conclui-se que a mediação da informação e suas dimensões, como construto disciplinar da Ciência da Informação, desempenha um papel importante na formação acadêmica, contribuindo para a redução de desigualdades, o desenvolvimento do senso crítico, a justiça social e o protagonismo dos indivíduos. Essas dimensões merecem ser exploradas em mais pesquisas de natureza aplicada, abrangendo os inúmeros contextos e grupos de usuários/as possíveis.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Vitor Hugo Teixeira
                    [1] => Italo Teixeira Chaves
                    [2] => Gracy Kelli Martins
                    [3] => Izabel França de Lima
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 9
                    [nr] => nero
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-11-21
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.47681/rca.v9i.65976
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976/41923
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976/41924
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)