Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:27:56Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65976
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DAM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Mediação da Informação e ensino superior: a promoção do protagonismo social através da inclusão digital
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Hugo Teixeira, Vitor
                                            [1] => Teixeira Chaves, Italo
                                            [2] => Kelli Martins, Gracy
                                            [3] => França de Lima, Izabel
                                        )

                                    [description] => Com base na função social da universidade em contribuir para a emancipação dos sujeitos mediante o ensino-aprendizagem contínuo e gradativo, este estudo tem como objetivo geral evidenciar a mediação da informação como um construto teórico-prático para o desenvolvimento de competências e habilidades no ensino superior, por meio dos ambientes e das tecnologias digitais. A pesquisa é de natureza aplicada e descritiva em seus objetivos, adotando uma abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica e estudo de campo durante o estágio em docência, no primeiro período do Curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba, na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, durante o semestre de 2022.1. Os resultados destacam que a mediação da informação pode ser uma ferramenta significativa na prática docente, permitindo compreender as singularidades dos estudantes e suas principais dificuldades, facilitando ações que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem. Além de promover a inclusão digital, a mediação emerge como um aspecto fundamental no ensino superior, reduzindo desigualdades e possibilitando o protagonismo social ao longo da formação educacional. Conclui-se que a mediação da informação e suas dimensões, como construto disciplinar da Ciência da Informação, desempenha um papel importante na formação acadêmica, contribuindo para a redução de desigualdades, o desenvolvimento do senso crítico, a justiça social e o protagonismo dos indivíduos. Essas dimensões merecem ser exploradas em mais pesquisas de natureza aplicada, abrangendo os inúmeros contextos e grupos de usuários/as possíveis.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65976
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65976
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976/41923
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65976/41924
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)