Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:03Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65969
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DAM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Relações entre a Mediação da Informação e os saberes informacionais: um olhar sobre a formação acadêmica de arquivistas e bibliotecários brasileiros
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Brandão, Gleise
                                            [1] => Santos Souza Teixeira, Ana Paula
                                            [2] => Santos, Keyla
                                        )

                                    [description] => Este trabalho discute a relação entre a mediação da informação e os saberes informacionais na formação de arquivistas e bibliotecários visando uma atuação consciente. Nesse sentido, objetiva apresentar um relato de um projeto de pesquisa em andamento que busca compreender a base conceitual dos saberes informacionais no contexto da mediação da informação e seu impacto na construção do perfil do mediador da informação; investigar de que forma a mediação da informação tem sido contemplada na formação acadêmica dos estudantes dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia no Brasil e analisar quais os saberes informacionais voltados à construção do perfil do mediador da informação estão sendo promovidos. Os procedimentos metodológicos envolvem o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental, a partir do mapeamento e análise dos currículos dos cursos presenciais de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior públicas. Os resultados indicam que as características identificadas no perfil do mediador estão alinhadas aos elementos que compõem o conceito de saberes informacionais e, por sua vez, à mediação da informação. No ensino, enquanto disciplina, a mediação ainda se apresenta de forma incipiente nos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia brasileiros. Conclui-se que a mediação da informação como disciplina pode contribuir para o desenvolvimento de saberes informacionais, a construção de um perfil mais humanista, qualificado e consciente.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65969
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65969
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65969
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65969/41903
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65969/41904
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)