Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:03Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65967
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DAM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioteca Escolar e Mediação da Informação no combate à desinformação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Lima de Mesquita, Denizete
                                            [1] => das Chagas Viana, Francisca
                                            [2] => Ferreira Gomes, Henriette
                                        )

                                    [description] => A presente pesquisa aborda a relação entre mediação da informação, biblioteca escolar e desinformação. Parte da premissa de que ações de mediação da informação realizadas nas bibliotecas escolares podem contribuir para desenvolver o pensamento crítico dos sujeitos escolares e, com isso, ajudar na formação de protagonistas no enfrentamento à desinformação, fenômeno presente no cotidiano, que gera prejuízos para a sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo geral verificar como está sendo abordada a temática mediação da informação nos espaços das bibliotecas escolares e sua contribuição para o combate à desinformação. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se o estudo bibliográfico através da revisão sistemática da literatura (RSL), quanto ao nível tem-se uma pesquisa descritiva com a adoção da técnica de análise de conteúdo e abordagem quanti-qualitativa para tratar os dados. Após análise dos dados coletados, obteve-se como resultados o seguinte: 27 trabalhos recuperados no total e apenas 12 foram pertinentes à temática; os 12 trabalhos selecionados, forma escritos por 29 autores(as), sendo sete trabalhos com dois autores; três com autoria tripla; um com autoria única e um com cinco autores. Assim, conclui-se que é preciso transcender o estigma de que bibliotecas escolares são meros espaços para pesquisas e apoio às atividades escolares. Bibliotecas escolares com profissionais da informação conscientes do seu papel de mediador da informação são importantes aliados na formação de sujeitos informacionais protagonistas no combate à desinformação. Esta temática mostrou-se relevante e necessita de mais empreendimentos investigativos para ampliar as discussões, especialmente nas áreas da Ciência da Informação e Biblioteconomia.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65967
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65967
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65967
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65967/41899
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65967/41900
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)