Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:04Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65962
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DAM
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Percepção e atuação dos arquivistas e bibliotecários brasileiros acerca da educação em informação
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Brandão, Gleise
                                            [1] => Borges, Jussara
                                        )

                                    [description] => Aborda-se a mediação da informação desde uma perspectiva educativa e, portanto, conectada à educação em informação. Neste trabalho compreende-se que a educação em informação se estabelece a partir da formação crítica e reflexiva dos sujeitos perante o contexto infocomunicacional. Diante disso, objetiva-se verificar a percepção e atuação de arquivistas e bibliotecários sobre a educação em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, procedeu-se a aplicação de questionário online com 29 desses profissionais que participaram de uma ação voltada à promoção de competências infocomunicacionais. Os resultados indicam que os participantes reconhecem que o seu papel tem caráter social e político e está relacionado à educação em informação; bem como a contribuição das competências infocomunicacionais nesse processo. Há um equilíbrio entre aqueles que já desenvolveram ou não ações educativas, contudo a maioria consiste em capacitações e treinamentos. Conclui-se que tais profissionais reconhecem a educação em informação como parte de seu papel mediador, no entanto ainda não têm clareza sobre como fazê-lo. Embora a concepção de educação em informação esteja gradativamente inclinando-se para uma perspectiva dialógica, crítica e reflexiva, a prática desenvolvida ainda traz indícios de uma visão instrumental.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65962
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65962
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65962
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65962/41895
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65962/41896
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)