Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:14Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65870
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DMI
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A Mediação da Informação: uma abordagem em duas bibliotecas universitárias Lusófonas
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Andre Machuza-Matenga, Joana
                                            [1] => de Souza Brandão Guaraldo, Tamara
                                            [2] => Ribeiro, Marcela Arantes
                                        )

                                    [description] => Essa pesquisa apresentada no 23º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação discute a mediação da informação proposta por Almeida Júnior (2015) que envolve práticas de profissionais na relação com o usuário em contextos sociais, culturais, institucionais, ou de interesse particular que perpassa por necessidades informacionais em um determinado tempo e espaço. Apresenta como objetivo analisar a percepção dos profissionais sobre a mediação da informação em bibliotecas universitárias a partir de uma análise comparativa internacional entre duas bibliotecas lusófonas, uma no Brasil, especificamente a Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília, e a outra em Moçambique, a Biblioteca da Escola Superior de Jornalismo (ESJ) em Maputo. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com uso de entrevista semiestruturada dirigida aos profissionais de referência e aplicação do método análise temática para análise e discussão dos dados. Os resultados indicam que a mediação da informação visa além de estabelecer e estimular a interação entre a biblioteca e o usuário desenvolvendo uma relação de confiança, também permite o acesso à informação física/virtual, com diversidade de fontes, destacando os serviços de referência como ambientes colaborativos e inclusivos, de aprendizagem contínua, com papel indispensável ao desenvolvimento do pensamento e senso crítico dos cidadãos. Ademais, evidencia-se o papel dos profissionais da informação como mediadores que enfrentam distintos desafios: em Moçambique o da falta de recursos, e no Brasil o de atender a nova geração diante do uso efetivo e crítico de recursos tecnológicos.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65870
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65870
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65870
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65870/41832
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65870/41833
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)