Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 57
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1880
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Natureza e cultura em disputa à luz do antropoceno: funções ambientais e/ou ecológicas da biblioteca@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => A epistemologia como possibilidade de fundamentar o conhecimento a partir de uma perspectiva latino-americana gera oportunidades para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento situado que respondem aos ideais de justiça social. O objetivo desta frase é apresentar a proposta da linha de pesquisa em Biblioteconomia desde Abya-Yala, as funções ecológicas para a biblioteconomia e CI. Historicamente, a biblioteca foi construída em torno de quatro funções sociais: cultural, educacional, política e econômica. À luz da realidade atual, em meio ao Antropoceno e da crise climática que enfrentamos como espécie, homo sapiens, este artigo tem como objetivo propor uma quinta função para as bibliotecas: funções ecológicas e/ou ambientais, ligadas aos processos de cuidado, proteção e defesa da natureza e ao papel que as bibliotecas, como instituições socio-naturais, podem desenvolver. Para isso, são utilizados o conceito de decolonialidade da natureza proposto por Catherine Walsh e o paradigma intercultural anticolonial da biblioteconomia e CI. São apresentadas experiências que conectam o parceiro natural e que nos permite refletir sobre as funções ambientais e/ou ecológicas em um contexto de biblioteca. O trabalho encerra com algumas ideias sobre como trabalhar no fortalecimento dessas funções. Este trabalho é produto da pesquisa pós-doutoral “Educação de professores e sua articulação com as economias familiares, camponesas e comunitárias (EFCC): um olhar por meio de contextos culturais (PNBI) e escolares (Mesa Nacional de Educaciones Rurales)”, que foi de natureza qualitativa, situada em um paradigma crítico e anticolonial.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Franciéle Carneiro Garcês da Silva
                    [1] => Guilherme Fellipin dos Santos
                    [2] => Natalia Duque Cardona
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 9
                    [nr] => nero
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-11-21
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.47681/rca.v9i.65857
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857/41799
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857/41800
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)