Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:25Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65857
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:DMI
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Natureza e cultura em disputa à luz do antropoceno: funções ambientais e/ou ecológicas da biblioteca
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Garcês da Silva, Franciéle Carneiro
                                            [1] => Fellipin dos Santos, Guilherme
                                            [2] => Duque Cardona, Natalia
                                        )

                                    [description] => A epistemologia como possibilidade de fundamentar o conhecimento a partir de uma perspectiva latino-americana gera oportunidades para o desenvolvimento da ciência e do conhecimento situado que respondem aos ideais de justiça social. O objetivo desta frase é apresentar a proposta da linha de pesquisa em Biblioteconomia desde Abya-Yala, as funções ecológicas para a biblioteconomia e CI. Historicamente, a biblioteca foi construída em torno de quatro funções sociais: cultural, educacional, política e econômica. À luz da realidade atual, em meio ao Antropoceno e da crise climática que enfrentamos como espécie, homo sapiens, este artigo tem como objetivo propor uma quinta função para as bibliotecas: funções ecológicas e/ou ambientais, ligadas aos processos de cuidado, proteção e defesa da natureza e ao papel que as bibliotecas, como instituições socio-naturais, podem desenvolver. Para isso, são utilizados o conceito de decolonialidade da natureza proposto por Catherine Walsh e o paradigma intercultural anticolonial da biblioteconomia e CI. São apresentadas experiências que conectam o parceiro natural e que nos permite refletir sobre as funções ambientais e/ou ecológicas em um contexto de biblioteca. O trabalho encerra com algumas ideias sobre como trabalhar no fortalecimento dessas funções. Este trabalho é produto da pesquisa pós-doutoral “Educação de professores e sua articulação com as economias familiares, camponesas e comunitárias (EFCC): um olhar por meio de contextos culturais (PNBI) e escolares (Mesa Nacional de Educaciones Rurales)”, que foi de natureza qualitativa, situada em um paradigma crítico e anticolonial.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65857
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65857
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857/41799
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65857/41800
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)