Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:24Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65852
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:MIES
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Leitura provocada: o ato de ler aplicado a estratégia empírica de uma pesquisa com camponeses e suas representações sociais
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Medonça, Ismael Lopes
                                            [1] => Moreira Dumont, Ligia Maria
                                        )

                                    [description] => Origina-se de uma pesquisa de tese que estudou a interação, por via da leitura, de um grupo de pessoas camponesas com as representações sociais sobre o Semiárido cearense e seus sujeitos produzidas por um jornal regional. Objetiva refletir como a leitura serviu de estratégia para a experiência empírica da pesquisa, justificando a sua relevância no estudo. Localiza a leitura nas práticas e técnicas mobilizadas para a coleta de dados da pesquisa, cuja natureza é qualitativa e exploratória, nominando-a como leitura metodologicamente provocada ou, em síntese, leitura provocada. Apresenta subsídios que embasam a leitura como estratégia da pesquisa centrada em práticas contextualmente ancoradas, descrevendo e analisando como essa foi operacionalizada e o que demandou em termos de recortes. Considera finalmente os aprendizados da pesquisa, seus resultados preliminares e o modo como a estratégia da leitura provocada possibilitou apreendê-los, bem como a sua inserção na área da Ciência da Informação, junto à condução de estudos focados em sujeitos. 
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65852
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65852
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65852
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65852/41790
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65852/41791
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)