Array
(
    [responseDate] => 2024-12-18T20:28:30Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/65789
                            [datestamp] => 2024-11-22T01:41:11Z
                            [setSpec] => rca:MIES
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Biblioteca Escolar e o desenvolvimento de literacias
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Teixeira Chaves, Italo
                                            [1] => Eugenia Cavalcante, Lidia
                                        )

                                    [description] => A presente investigação discute aspectos relacionados à mediação da informação, mediação pedagógica e literacias no contexto da Biblioteconomia e Ciência da Informação, em diálogos interdisciplinares com a área da Educação. Com isso, objetiva trazer reflexões sobre as possibilidades de atuação da pessoa bibliotecária no que concerne ao desenvolvimento de literacias no ambiente escolar, sobretudo a partir de ações que podem ser desenvolvidas pela biblioteca. Fundamenta-se em uma metodologia exploratória quanto aos objetivos, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental em bases de dados como BRAPCI, Portal de Periódicos da CAPES, Abecin, IFLA, entre outras. Os resultados demonstraram que a pessoa bibliotecária tem competências e habilidades para desenvolver literacias no ambiente escolar, atreladas às práticas de mediação da informação e pedagógica. Ademais, salienta-se a importância de construir uma biblioteca escolar acolhedora para maximizar os seus benefícios. Conclui-se que para contribuir com o desenvolvimento de literacias informacionais, seja com educandos ou educadores, se torna importante a ação bibliotecária, visto que há apelos social e político emergentes, somados a muitos desafios, tanto na educação quanto no acesso à informação de qualidade para o exercício da cidadania.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-11-21
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65789
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.65789
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): número especial; e65789
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65789/41776
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/65789/41777
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)