Array
(
    [responseDate] => 2024-12-12T22:07:09Z
    [request] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:cienciadainformacaoexpress.ufla.br:article/119
                            [datestamp] => 2024-11-18T10:17:26Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => revista:AR
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A pedagogia aberta na produção científica brasileira: uma persppectiva a partir de teses e dissertações
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Cândico, Francinara da Costa 
                                            [1] => Borges, Eduardo César
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Pedagogia Aberta
                                            [1] => Recursos Educacionais Abertos
                                            [2] => Educação Inclusiva
                                            [3] => Práticas Educativas
                                            [4] => Acesso aberto ao conhecimento
                                        )

                                    [description] => Introdução: as tecnologias digitais da informação e comunicação têm sido fundamentais na criação de novas abordagens pedagógicas, destacando-se a pedagogia aberta. Essa metodologia promove o acesso livre ao conhecimento por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA), facilitando a democratização da educação e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais flexíveis e colaborativas. Objetivo: identificar e analisar registros científicos sobre pedagogia aberta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), buscando compreender sua aplicação e relevância em diferentes contextos acadêmicos. Metodologia: foi adotada uma metodologia documental, descritiva e quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu em 30 de agosto de 2023, utilizando o termo "pedagogia aberta" como critério de busca. A análise focou em identificar áreas do conhecimento, contextos educacionais e abordagens metodológicas nos trabalhos encontrados. Resultados: foram identificados nove documentos, sendo seis dissertações e três teses, todos na área de Ciências Humanas. Esses estudos abordam a aplicação da pedagogia aberta em contextos como educação musical e artística. Conclusão: a pedagogia aberta demonstra ampla aplicabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas e colaborativas, impactando positivamente diversas áreas do conhecimento e promovendo maior equidade no acesso à educação.
                                    [publisher] => Universidade Fedaral de Lavras
                                    [date] => 2024-11-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/pdf
                                            [2] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/119
                                            [1] => 10.60144/v5i.2024.119
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação Express; v. 5 (2024); 1-13
                                            [1] => 2675-8717
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/119/132
                                            [1] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/119/135
                                            [2] => https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/119/136
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Francinara da Costa  Cândico, Eduardo César Borges
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)