Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 6
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 812
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Student teachers’ self-assessment during teaching practicum: A literature review@en
                    [1] => Autoevaluación de futuros docentes durante el practicum: una revisión de literatura@es
                    [2] => Autoavaliação de futuros professores durante o estágio: uma revisão da literatura@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Introdução: Este artigo analisa a literatura sobre autoavaliação do aprendizado por meio da prática dos futuros professores, identifica incógnitas e formula possíveis direções para pesquisas futuras. A autoavaliação promove a autonomia, a autorregulação, a autoeficácia e o envolvimento. As perguntas que orientam a revisão são: Quais abordagens de pesquisa são adotadas em estudos sobre a autoavaliação de futuros professores durante o estágio? Quais aspectos são autoavaliados durante o estágio? Quais sistemas são usados para a autoavaliação do aprendizado pela prática de futuros professores? Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura em bancos de dados selecionados, incluindo ERIC, WoS, Scopus e Dialnet. Após um processo sistemático de busca e revisão, 19 artigos foram analisados. Resultados: Os artigos selecionados são analisados, em particular, a abordagem de pesquisa adotada, os aspectos autoavaliados durante o estágio e os sistemas de autoavaliação usados pelos futuros professores. Conclusões: A revisão mostra que a autoavaliação no practicum ainda não está estabelecida como uma estratégia para avaliar o aprendizado pré-profissional, mas aumenta a conscientização sobre as competências da profissão de professor. A análise fornece aos professores e tutores recomendações para a tomada de decisões sobre quais técnicas de autoavaliação são mais úteis e como adaptá-las ao practicum.@pt
                    [1] => Introduction: This article conducts a literature review on the self-assessment of practical learning in student teachers, identifies gaps in knowledge, and proposes potential guidelines for further research. Self-assessment plays a crucial role in fostering autonomy, self-regulation, perception of self-efficacy, and commitment. The primary research questions addressed are: What research approach do studies of student teachers’ self-assessment adopt? What issues are self-assessed during practicums? What systems are used for student teachers’ self-assessment? Methods: A systematic literature review was undertaken, involving the selection of databases such as ERIC, WoS, Scopus, and Dialnet. Following a systematic search and review process, we analysed 19 articles. Results: We analyse articles selected, specifically, research approach adopted, issues self-assessed during the practicum, and self-assessment systems used. Conclusions: The review highlights that self-assessment in practicum has not yet become a consolidated pre-professional mode of learning. However, it increases awareness of skills essential to the teaching profession. This review gives staff and tutors recommendations for decision-making about more useful self-assessment techniques and their adaptation to teaching practicum.@en
                    [2] => Introducción: Este artículo revisa la literatura sobre autoevaluación del aprendizaje práctico de los futuros docentes, identifica incógnitas y formula posibles directrices para futuras investigaciones. La autoevaluación fomenta la autonomía, la autorregulación, la autoeficacia y el compromiso. Las preguntas que guía la revisión son: ¿Qué enfoques de investigación adoptan los estudios sobre autoevaluación de futuros docentes durante el practicum? ¿Qué aspectos se autoevalúan durante el practicum? ¿Qué sistemas se utilizan para la autoevaluación del aprendizaje práctico de los futuros docentes? Método: Se llevó a cabo una revisión sistemática de la literatura en las bases de datos seleccionadas, incluyen ERIC, WoS, Scopus y Dialnet. Tras un proceso sistemático de búsqueda y revisión, se analizaron 19 artículos. Resultados: Se analizan los artículos seleccionados, en concreto, el enfoque de investigación adoptado, aspectos autoevaluados durante el practicum y sistemas de autoevaluación utilizados por los futuros docentes. Conclusiones: La revisión pone de manifiesto que la autoevaluación en el practicum aún no está consolidada como estrategia de evaluación del aprendizaje preprofesional, pero aumenta la conciencia de las competencias propias de la profesión docente. La revisión ofrece al profesorado y a los tutores recomendaciones para la toma de decisiones sobre cuáles son las técnicas de autoevaluación más útiles y cómo adaptarlas al practicum.@es
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Ana-Belén Pérez-Torregrosa
                    [1] => María-Jesús Gallego-Arrufat
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Evaluación educativa@es
                    [1] => Formación docente inicial@es
                    [2] => Practicum@es
                    [3] => Futuros docentes@es
                    [4] => Autoevaluación.@es
                    [5] => Avaliação educacional@pt
                    [6] => Formação inicial de professores@pt
                    [7] => Practicum@pt
                    [8] => Futuros professores@pt
                    [9] => Autoavaliação.@pt
                    [10] => Educational assessment@en
                    [11] => Initial teacher education@en
                    [12] => Practicum@en
                    [13] => Preservice teacher@en
                    [14] => Self-assessment.@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 13
                    [nr] => novas
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-09-25
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5380/atoz.v13i0.92347
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/92347
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/92347/53007
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => en
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                )

        )

)