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                                            [0] => Dicionário de dados: Um olhar de qualidade sobre os dados de recursos humanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana
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                                            [0] => Introdução: Este artigo é um estudo sobre a dicionarização dos dados pessoais de docentes de uma universidade federal, e tem como objetivo de criar um banco de dados para elaboração de dashboards operacionais. O escopo da pesquisa inclui a gestão e a governança de dados (GD), com foco nos aspectos legais e relativos aos metadados, à qualidade, privacidade, segurança e proteção desses ativos. Método: utilizou-se das pesquisas bibliográfica e documental em uma abordagem descritiva-exploratória, de natureza qualitativa. Resultados: realizou-se a compilação do arcabouço legal acerca do tratamento de dados no Brasil, no qual se destaca a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); o levantamento e a compreensão de dados de recursos humanos (RH), a partir dos documentos e processos relacionados à carreira docente; e a criação de um dicionário de dados (DD). Conclusão: A literatura infere que a dicionarização em projetos que envolvem dados institucionais é de suma importância para garantir a usabilidade e a credibilidade do artefato produzido. O procedimento deve observar o ciclo de vida dos dados, partindo da exploração dos metadados, bem como as legislações vigentes. No entanto, apesar dos benefícios vislumbrados pelos estudiosos do tema, os metadados ainda são pouco considerados na prática. Assim, esta pesquisa se propôs a contribuir para a melhoria dos serviços públicos e para a ampliação da produção científica ao abordar e testar premissas teóricas insuficientemente empregadas no ambiente corporativo.
                                            [1] => Introduction: This is a study on the dictionaryization of personal data of professors at a federal university, with the aim of creating a database for the development of operational dashboards. The scope of the research includes data management and governance (DG), focusing on legal aspects and metadata, quality, privacy, security, and protection of these assets. Method: The study utilized bibliographical and documentary research in a descriptive-exploratory, qualitative approach. Results: the compilation of the legal framework regarding data in Brazil was conducted, with a highlight on the General Data Protection Law; the collection and understanding of human resources (HR) data, based on documents and processes related to the teaching career; and the creation of a data dictionary (DD). Conclusion: The literature suggests that dictionaryization in projects involving institutional data is of utmost importance to ensure the usability and credibility of the artifact produced. The procedure should consider the data life cycle, starting with metadata exploration, as well as current regulations. However, despite the benefits envisioned by scholars in the field, metadata is still often overlooked in practice. Thus, this research aimed to contribute to the improvement of public services and to the expansion of scientific production by addressing and testing theoretical premises insufficiently applied in the corporate environment. 
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                                    [publisher] => Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
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