Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:57:19Z
    [request] => https://revistas.ufpr.br/atoz/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/87687
                            [datestamp] => 2024-02-22T22:28:20Z
                            [setSpec] => atoz:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
                                            [1] => A comparative study between models for practical computer teaching laboratory
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Frinhani, Rafael de Magalhães Dias
                                            [1] => Mattedi, Adriana Prest
                                            [2] => Souza, Rarysh Costa
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Management
                                            [1] => Governance
                                            [2] => Information Technology
                                            [3] => Computer labs.
                                            [4] => Gestão
                                            [5] => Governança
                                            [6] => Tecnologia da Informação
                                            [7] => Laboratórios de computação
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Introduction: Some educational institutions that have computer labs set up their labs without previously conducting a study of alternatives other than the model based on the purchase of equipment. The absence of this study usually causes high infrastructure costs that could be avoided. This work presents a comparative study between four different models of IT equipment in a public higher education institution, based on technical and financial criteria. Method: A case study was carried out in a public IES, whose data were obtained via questionnaires. The basis for conducting the research considered COBIT and ITIL practices. Results: The results showed that, in addition to having the lowest cost among the four models studied, virtualization brings a lot of flexibility in configuration, since in centralized management it is possible to create different environments according to the needs of the disciplines. Conclusions: The virtualization model is the best model both from a technical and financial point of view for a teaching practice laboratory structure in computing.
                                            [1] => Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.   
                                        )

                                    [publisher] => Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
                                    [date] => 2023-12-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => Artículo evaluado por pares
                                            [3] => Avaliado pelos pares
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687
                                            [1] => 10.5380/atoz.v12i0.87687
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; Vol. 12 (2023); 1 - 15
                                            [1] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; Vol. 12 (2023); 1 - 15
                                            [2] => AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 12 (2023); 1 - 15
                                            [3] => 2237-826X
                                            [4] => 10.5380/atoz.v12i0
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/87687/51271
                                    [rights] => Copyright (c) 2023 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
                                )

                        )

                )

        )

)