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                    [0] => Introdução: As empresas têm enfrentado grandes desafios na era moderna, para se adaptar e responder rapidamente às mudanças exigidas pelo mercado. Nesse contexto, a gestão do conhecimento (GC) é uma aliada na obtenção de vantagens competitivas. Entretanto, algumas empresas tem dificuldade em difundir a GC e potencializar sua utilização em projetos, deixando de atender necessidades dos clientes e operacionalizar agilidade nos projetos. Para elaborar um plano de ação de melhoria da GC em uma indústria de cosméticos, o presente estudo tem por objetivo identificar as práticas, os fatores influenciadores e as ferramentas utilizadas na gestão do conhecimento dos projetos de operações. Método: Para o levantamento das informações foi aplicação de um questionário online, com 17 perguntas objetivas para todos os participantes de projetos de operações nos últimos dois anos. Resultados: A pesquisa obteve 51 respostas, que demonstrou a utilização de diversas práticas de criação, compartilhamento, armazenamento e recuperação do conhecimento pelos colaboradores e que a empresa dispõe de ferramentas para armazenamento do conhecimento. Os fatores dificultadores indicados pelos colaboradores foram: priorização de outras atividades, rotatividade dos membros e baixa integração entre as áreas. Em contrapartida, os fatores facilitadores foram: as práticas de gestão de projetos; a definição de papéis e os sistemas e arquivos digitais. Conclusão: A frequência de utilização das práticas de GC pode ser melhorada com a aplicação do plano de ação proposto, que compreende a inclusão da GC nos objetivos anuais, a criação de comunidades para troca de práticas e a criação do programa de mentoria corporativa.@pt
                    [1] => Introduction: Companies for big challenges in the modern era have quickly adapted to companies by the market. In this context, knowledge management (KM) is a partnership and competitive advantages. However, some companies have difficulties in disseminating KM and potentiating its use in projects, meeting the needs of our customers and operationalizing agility. To develop an action plan to improve KM in an operations industry, the present study aims to identify practices, influencing factors and tools used in knowledge management of operations projects. Method: For the collection of information, an online participant was applied, with 17 objective questions for all operations projects in the two years. Results: The employees51 responses, survey the use of various practices of storage, retrieval and retrieval of knowledge by storage and the company of tools for storing knowledge. The hindering factors indicated by the employees were: prioritization of other activities, turnover of members and low integration between areas. On the other hand, the facilitating factors were project management practices; the definition of roles and digital systems and files. Conclusion: The frequency of creation of KM practices can be improved with the application of the proposed action plan, which comprises the inclusion of KM in the change objectives, a creation of communities to exchange practices and a corporate mentoring program.@en
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