Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 6
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 812
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Uma perspectiva epistemológica crítico-dialética da Gestão do Conhecimento Científico: contribuições da praxeologia Bourdeusiana@pt
                    [1] => A critical-dialectical epistemological perspective of Scientific Knowledge Management: contributions from Bourdeusian praxeology@en
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Introdução: Os posicionamentos epistemológicos, teóricos e metodológicos trazem implicações diretas sobre como são construídos os objetos de pesquisa. A partir do mapeamento de eixos epistemológicos centrais, escolheu-se o crítico-dialético para discutir a Gestão do Conhecimento Científico (GCC), mais especificamente, a partir das contribuições epistemológicas e teórico-metodológicas do pensamento praxeológico de Bourdieu, compreendendo as suas proposições sobre o campo científico como expressão do eixo escolhido. Método: Foi adotada a discussão teórica e revisão literária de obras de Bourdieu e de aspectos conceituais da GCC, tomando-a como uma área interdisciplinar cujos fenômenos podem ser lidos pela dinâmica do campo científico e que está voltada para processos de produção e difusão do conhecimento científico que se efetivam pelo encontro da Gestão do Conhecimento (GC) e da Comunicação Científica (CC). Resultados: A partir da discussão sobre princípios epistemológicos do eixo crítico-dialético para a compreensão do fazer científico, enfatizando as concepções de Bourdieu sobre campo científico, os resultados apontaram contribuições para repensar a definição da GCC e oferecer subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito da GCC. Conclusão: A discussão permitiu estabelecer recursos investigativos para as pesquisas sobre GCC, dentre os quais a formulação de questões balizadoras para a construção de instrumentos de coleta e análise de dados sobre o funcionamento da GCC como um campo, identificando, por exemplo, ações dos agentes para obterem capitais científicos e temporais, bem como para transformarem o próprio campo, além de itens como a aquisição de conhecimentos científicos, seu armazenamento e formas de criação e compartilhamento.@pt
                    [1] => Introduction: Epistemological, theoretical and methodological positions have direct implications on how research objects are constructed. Based on the mapping of central epistemological axes, the critical-dialectic was chosen to discuss Scientific Knowledge Management (SKM), more specifically, based on the epistemological and theoretical-methodological contributions of Bourdieu´s praxeological thought, including his propositions about the scientific field as an expression of the chosen axis. Method: The theoretical discussion and literary review of Bourdieu´s works and conceptual aspects of SKM were adopted, taking it as an interdisciplinary area whose phenomena can be read by the dynamics of the scientific field and which is focused on processes of production and dissemination of scientific knowledge that are effected by the meeting of Knowledge Management (KM) and Scientific Communication (SC). Results: From the discussion on epistemological principles of the critical-dialectical axis for the understanding of scientific practice, emphasizing Bourdieu´s conceptions about the scientific field, the results pointed to contributions to rethink the definition of SKM and offer theoretical-methodological subsidies for the development of research in the scope of the SKM. Conclusion: Discussion allowed establishing investigative resources for research on SKM, among which the formulation of guiding questions for the construction of instruments for collecting and analyzing data on the functioning of SKM as a field, identifying, for example, actions of agents to obtain scientific and temporal capitals, as well as to transform the field itself, as well as items such as the acquisition of scientific knowledge, its storage and forms of creation and sharing.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Tiago Santos Sampaio
                    [1] => Ana Maria Ferreira Menezes
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Gestão do conhecimento científico@pt
                    [1] => Epistemologia crítico-dialética@pt
                    [2] => Praxeologia de bourdieu@pt
                    [3] => Scientific knowledge management@en
                    [4] => Critical-dialectical epistemology@en
                    [5] => Bourdieu´s praxeology@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => novas
                    [year] => 2022
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2022-06-01
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5380/atoz.v11i0.83420
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/83420
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/83420/46456
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/83420/51559
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                    [1] => en
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2022 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
                        )

                )

        )

)