Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 6
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 812
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Técnicas de elicitação de requisitos no desenvolvimento de software: uma revisão sistemática da literatura@pt
                    [1] => Requirements elicitation techniques for software development: a systematic review of literature@en
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Introdução: A elicitação de requisitos (ER) é uma tarefa difícil na qual é necessário lidar com ambiguidade de informações, dados incompletos e inconsistentes. Ela busca descobrir e entender o real problema e as necessidades dos usuários. O sucesso do desenvolvimento de software depende da elicitação correta dos requisitos, e a qualidade deles é influenciada pelas técnicas usadas. Dentro deste contexto, o objetivo desta pesquisa é identificar as técnicas de ER mais citadas na literatura em projetos de desenvolvimento de software. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, que analisou 61 artigos da base de dados Scopus. Resultados: Foram identificadas as 10 técnicas de ER mais citadas na literatura. A classificação dessas técnicas mostrou que aquelas obtidas pelo envolvimento de grupos de stakeholders foram as menos citadas. Conclusão: A pesquisa identificou a oportunidade e relevância para o desenvolvimento de pesquisa acadêmica descritiva ou confirmatória sobre técnicas de ER baseadas na interação entre grupos de usuários e membros da equipe de desenvolvimento de software.@pt
                    [1] => Introduction: Requirements elicitation (RE) is a difficult task in which there are issues related to information ambiguity, incomplete and inconsistent data. It seeks to discover and understand the users´ problems and needs. The success of software development depends on the correct elicitation of requirements, and its quality is influenced by the techniques used.  This research aims to identify the RE techniques most cited in the literature of software development projects within this context. Method: a systematic literature review was carried out, which analyzed 61 articles from the Scopus database. Results: We identified the 10 RE techniques most cited in the literature. The ranking of these techniques showed that those obtained by stakeholders´ groups´ involvement were the least mentioned. Conclusions: the research identified the opportunity and relevance for developing a descriptive or confirmatory analysis of RE techniques based on the interaction between groups of users and members of the software development team.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Naiara Crislaine Alflen
                    [1] => Edmir Parada Vasques Prado
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Elicitação de requisitos@pt
                    [1] => Sistemas de informação@pt
                    [2] => Participação da equipe.@pt
                    [3] => Requirements elicitation@en
                    [4] => Information systems@en
                    [5] => Team participation.@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 10
                    [nr] => 1
                    [year] => 2021
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2021-12-03
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.5380/atoz.v10i1.77393
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77393
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77393/42855
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77393/43813
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                    [1] => en
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-BR
                            [#text] => Copyright (c) 2021 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
                        )

                )

        )

)