Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T09:08:41Z
    [request] => https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufpb.br:article/32309
                            [datestamp] => 2018-05-08T12:32:32Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => archeion:RP
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A PESQUISA E A FORMAÇÃO DE ARQUIVISTAS NA UFRGS:  um olhar para os TCC´s do Curso de Arquivologia
                                    [creator] => Silva, Rita de Cássia Portela
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Arquivologia
                                            [1] => Comunicação Científica
                                            [2] => pesquisa arquivística.
                                        )

                                    [description] => O artigo contempla a produção de conhecimento arquivístico no Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando-se a produção discente representada pelas monografias decorrentes dos componentes curriculares voltados especificamente à introdução à pesquisa acadêmica na formação profissional. Para tanto contextualiza o corpus de estudo constituído por 96 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s) disponibilizados no repositório institucional da Universidade, na trajetória do Curso. A partir disto, analisa o conjunto sob a perspectiva da Comunicação Científica, considerando a apresentação em eventos, a publicação em revistas científicas e a s citações recebidas. Conclui-se que a iniciação à pesquisa exige uma postura crítica e reflexiva, qualificando o estudante para o enfrentamento dos desafios inerentes à atuação profissional e estimulando habilidades e competências necessárias à construção de conhecimento arquivístico. A produção discente ainda é exígua, mas está alinhada aos ideais da Comunicação Científica uma vez que o conhecimento emana da interação social, por meio das práticas decorrentes do intercâmbio de informação entre pesquisadores conforme demonstrado nos indicadores mensurados no artigo.
                                    [publisher] => Archeion Online - Universidade Federal da Paraíba
                                    [date] => 2016-12-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/32309
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Archeion Online; v. 4 n. 2 (2016); 43-62
                                            [1] => 2318-6186
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/archeion/article/view/32309/16942
                                    [rights] => Copyright (c) 2016 Archeion Online
                                )

                        )

                )

        )

)