Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:53:38Z
    [request] => https://revista.ibict.br/fiinf/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7140
                            [datestamp] => 2024-11-13T22:32:17Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => fiinf:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Pensamento crítico como recurso para o enfrentamento à desinformação
                                            [1] => CRITICAL THINKING AS A RESOURCE FOR FIGHTING DISINFORMATION
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Borges, Jussara
                                            [1] => Silva, Daniela
                                            [2] => Flores, Rodrigo
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => pensamento crítico
                                            [1] => desinformação
                                            [2] => educação em informação
                                            [3] => critical thinking
                                            [4] => disinformation
                                            [5] => information education
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => O fenômeno da desinformação convoca esforços de diferentes frentes pela complexidade e pelas consequências que provoca na sociedade atual. Este artigo, a partir de reflexões teóricas, destaca a educação em informação, cuja base é sustentada pelo pensamento crítico. Em um contexto de ambientes digitais contaminados por discursos de ódio e intolerância, a criticidade ganha ainda mais relevância, considerando que o cidadão precisa de informações confiáveis e credíveis para tomar decisões coerentes. Isso requer competências críticas para analisar e fundamentar ideias e ações a partir de evidências, interpretando o mundo por meio de relações dialógicas. Este trabalho, portanto, explora as possibilidades que o pensamento crítico oferece ao enfrentamento à desinformação pela educação. Conclui-se que esta abordagem deve ser estimulada nos ambientes formais e informais de educação, na interação em família ou em qualquer relação social, usando ou não tecnologias digitais. É necessária a disposição para a escuta sensível, com flexibilidade para rever ou aprimorar concepções e comportamentos. É preciso, sobretudo, assumir o pensamento crítico como um processo reflexivo, que impulsiona o autoquestionamento sobre os próprios preconceitos, interpretações e conclusões, além de estimular o reconhecimento das limitações sobre o que cada indivíduo acha que sabe. Trata-se, portanto, de um questionamento saudável e necessário, que contribui para as interações positivas com as informações, com as pessoas e com as próprias ações e motivações
                                            [1] => The phenomenon of disinformation calls for efforts from different fronts due to its complexity and the consequences it causes in today's society. This article, based on theoretical reflections, highlights information education, whose basis is supported by critical thinking. In a context of digital environments contaminated by hate speech and intolerance, criticality gains even more relevance, considering that citizens need reliable and credible information to make coherent decisions. This requires critical skills to analyze and substantiate ideas and actions based on evidence, interpreting the world through dialogical relationships. This work, therefore, explores the possibilities that critical thinking offers to combat misinformation through education. It is concluded that this approach should be encouraged in formal and informal educational environments, in family interaction or in any social relationship, whether or not using digital technologies. A willingness to listen sensitively is necessary, with flexibility to review or improve conceptions and behaviors. It is necessary, above all, to assume critical thinking as a reflective process, which encourages self-questioning about one's own prejudices, interpretations and conclusions, in addition to encouraging the recognition of limitations on what each individual thinks they know. It is, therefore, healthy and necessary questioning, which contributes to positive interactions with information, with people and with one's own actions and motivations.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-11-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7140
                                            [1] => 10.21728/logeion.2024v11n1e-7140
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Logeion: Filosofia da Informação; Vol. 11 No. 1 (2024): Logeion: Filosofia da Informação; e-7140
                                            [1] => Logeion: Filosofia da Informação; v. 11 n. 1 (2024): Logeion: Filosofia da Informação; e-7140
                                            [2] => 2358-7806
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7140/6936
                                            [1] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7140/6937
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Jussara Borges, Daniela Silva, Rodrigo Flores
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)