Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:46:57Z
    [request] => https://revistas.usp.br/berev/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:revistas.usp.br:article/227249
                            [datestamp] => 2024-10-22T17:12:56Z
                            [setSpec] => berev:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Educação de usuários e Peer Instruction: modelo de aula de biblioteca para compreender conceitos na escola
                                            [1] => User education and Peer Instruction: a library class model for understanding concepts in the school
                                        )

                                    [creator] => Camillo, Everton da Silva
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Learning process
                                            [1] => Active learning methodology
                                            [2] => User studies
                                            [3] => Library class
                                            [4] => Deep understanding
                                            [5] => Processo de aprendizagem
                                            [6] => Metodologias ativas de aprendizagem
                                            [7] => Estudos de usuários
                                            [8] => Aula de biblioteca
                                            [9] => Compreensão profunda
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => A pesquisa teve como objetivo estruturar um modelo de aula de biblioteca que se valha de uma metodologia ativa de aprendizagem para que os estudantes, sobretudo os dos anos finais do Ensino Fundamental II, compreendam conceitos referentes ao ambiente/universo da biblioteca escolar. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa exploratória e bibliográfica e nos concentramos na metodologia ativa Peer Instruction, proposta por Eric Mazur. Desenvolvemos um modelo de aula de biblioteca dividido em quatro fases (Fase 1: Organização dos grupos de alunos; Fase 2: Atribuição de conceitos aos grupos; Fase 3: Aplicação das etapas do Peer Instruction aos grupos; Fase 4: Resultado e consolidação da ação). A Fase 3 é formada por sete etapas (Etapa 1: Pergunta colocada; Etapa 2: Alunos pensam sobre a pergunta; Etapa 3: Alunos registram respostas individuais; Etapa 4: Alunos convencem seus colegas sobre o conceito; Etapa 5: Alunos registram a resposta revisada do grupo; Etapa 6: Feedback para o bibliotecário; Etapa 7: Explicação da resposta correta pelo bibliotecário). Conclui-se com o estudo que as metodologias ativas de aprendizagem colaborativas desempenham um papel importante hodiernamente na escola. Elas possibilitam estabelecer o aluno como protagonista do seu aprendizado e o bibliotecário e professores como tutores que direcionam as reflexões, esclarecimentos e avanços das turmas nas atividades pedagógicas. O Peer Instruction como uma metodologia ativa de aprendizagem colaborativa revelou-se, ao menos teoricamente, uma ferramenta viável para incrementar a educação de usuários em bibliotecas escolares pelo bibliotecário em parceria com o corpo docente. Essa medida oportunizaria proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda dos conceitos que formam parte da esfera bibliotecária e, consequentemente, isso implicaria de modo positivo no processo de educação de usuários.
                                            [1] => The purpose of this study is to develop a library lesson model that uses an active learning methodology to help students understand concepts related to the environment/universe of the school library. We conducted a literature review and focused on the active Peer Instruction methodology proposed by Eric Mazur by doing exploratory research. We developed a library lesson model divided into four phases (Phase 1: Organizing groups of students; Phase 2: Assigning concepts to the groups; Phase 3: Applying the Peer Instruction steps to the groups; Phase 4: Result and consolidation of the action). Phase 3 consists of seven steps (Step 1: Question posed; Step 2: Students think about the question; Step 3: Students record individual answers; Step 4: Students convince their classmates of the concept; Step 5: Students record the group’s revised answer; Step 6: Feedback to the librarian; Step 7: Explanation of the correct answer by the librarian). The study concludes that active collaborative learning methodologies play an important role in schools presently. They enable the student to become the protagonist of their learning, while the librarian and teachers serve as mentors, guiding the reflections, clarifications, and advancements of the classes in the pedagogical activities. Peer Instruction as an active collaborative learning methodology has proven to be a viable tool for increasing user education in school libraries, having the librarian in partnership with the teaching staff. This strategy would provide students with an in-depth understanding of the library sphere and, consequently, have a positive impact on the user education process. 
                                        )

                                    [publisher] => Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
                                    [date] => 2024-10-22
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.usp.br/berev/article/view/227249
                                            [1] => 10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.227249
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Biblioteca Escolar em Revista; v. 10 (2024); e-227249
                                            [1] => 2238-5894
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.usp.br/berev/article/view/227249/209139
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Everton da Silva Camillo
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)