Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 62
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1171
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => "The little devil in a skirt”: Clemilda and the moral censorship of forró during the dictatorship and transition (1970s-1980s)@en
                    [1] => "El diablillo de la falda": Clemilda y la censura moral del forró durante la dictadura y la transición (1970-1980)@es
                    [2] => "O diabinho de saia”: Clemilda e a censura moral ao forró durante a ditadura e a transição (1970-1980)@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This article addresses, based on documentation from the Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP) ‒ later called Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) ‒, held by Arquivo Nacional, the relationship between censorship bodies during the period of the civil-military dictatorship (1964-1985) with artists of the musical genre that became known as “forro naughty” or “double meaning”, especially in Clemilda’s compositions and interpretations. It appears that, unlike what happened with political censorship, there was an intensification of moral censorship from 1979 onwards.
Keywords: Clemilda; censorship; music; dictatorship.@en
                    [1] => Este artículo aborda, basándose en documentación del Serviço de Censura de Diversões Públicas s (SCDP) ‒ posteriormente denominada Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) ‒, en poder del Arquivo Nacional, la relación entre los órganos de censura durante el período de la dictadura cívico-militar (1964-1985) con artistas del género musical que se conoció como “forro travieso” o “doble sentido”, basado especialmente en las composiciones e interpretaciones de Clemilda. Parece que, a diferencia de lo que ocurrió con la censura política, hubo una intensificación de la censura moral a partir de 1979.
Palabras clave: Clemilda; censura; música; dictadura.@es
                    [2] => O artigo aborda, a partir da documentação do Serviço de Censura de Diversões Públicas (SCDP) – depois chamado de Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) ‒, custodiada pelo Arquivo Nacional, a relação dos órgãos censores no período da ditadura civil-militar (1964-1985) com artistas do gênero musical que ficou conhecido como “forró safado” ou de “duplo sentido”, especialmente nas composições e interpretações de Clemilda. Constata-se que, diferentemente do que aconteceu com a censura política, houve intensificação da censura moral a partir de 1979.
Palavras-chave: Clemilda; censura; música; ditadura.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Anderson Almeida
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Clemilda@pt
                    [1] => Censura@pt
                    [2] => Música@pt
                    [3] => Ditadura@pt
                    [4] => Clemilda@en
                    [5] => Censorship@en
                    [6] => Music@en
                    [7] => Dictatorship@en
                    [8] => Clemilda@es
                    [9] => Censura@es
                    [10] => Música@es
                    [11] => Dictadura@es
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 37
                    [nr] => 3
                    [year] =>  1964
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-10-14
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2257
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2257/2112
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2257/2113
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)