Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:10:32Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19788
                            [datestamp] => 2023-10-13T13:49:08Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => Cajueiro:ARTO
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Iniciação científica e hqs na educação básica::  relato de uma combinação possível
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Bressan, Adriano Braga
                                            [1] => Gomes, Nataniel dos Santos
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => iniciação científica
                                            [1] => histórias em quadrinhos
                                            [2] => educação básica
                                        )

                                    [description] => A discussão acerca da Iniciação Científica na Educação Básica traz à tona as dificuldades em realizar um ensino baseado em pesquisa acadêmica e o envolvimento dos jovens na produção de projetos. Neste caso específico, demonstrar-se-á um caso em que o mesmo aluno, com sua carreira estudantil referente ao Ensino Fundamental 2 na mesma instituição de ensino, passoupelas aulas, que eram obrigatórias e faziam parte da grade curricular, do sétimo ao nono ano, optando pelas diferentes áreas de escrita e temáticas de seu gosto pessoal no transcorrer de cada ano em si. Ao passar pela possibilidade de pesquisa envolvendo HQs, estudou o conceito da “A jornada do herói”, de Joseph Campbell; teve acesso a livros, como “Super-heróis e a filosofia”,de Matt Morris e Tom Morris, e, por fim, traçou um paralelo entre a figura dos heróis da DC Comics na obra “Crise Final”, de Grant Morrison, e Aquiles, na “Ilíada”, de Homero. Os resultados foram positivos e além da premiação recebida nas diferentes feiras científicas, como bolsas do CNPq e o desenvolvimento da leitura e do pensamento crítico, que se provou necessário a todos que estão inseridos no contexto escolar.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe - UFS
                                    [date] => 2023-10-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19788
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 4 n. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 159-194
                                            [1] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 No. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 159-194
                                            [2] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 Núm. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 159-194
                                            [3] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 No 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 159-194
                                            [4] => 2595-9379
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19788/14684
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)