Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:10:31Z
    [request] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19787
                            [datestamp] => 2023-10-13T13:49:08Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => Cajueiro:ARTO
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Guerras Culturais: : uma tipificação dos debates nas mídias sociais
                                    [creator] => Pegoraro, Celbi Vagner Melo
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => cultura digital
                                            [1] => histórias em quadrinhos
                                            [2] => guerras culturais
                                        )

                                    [description] => O objetivo deste artigo é analisar, a partir do levantamento seletivo de narrativas sequenciais gráficas, casos debatidos publicamente de produtos culturais envolvendo temas como política, violência e identidade, sejam esses produtos histórias em quadrinhos, tirinhas ou desenhos animados, e verificar como a polêmica da discussão está estruturado no contexto da cultura digital. Exemplos incluem uma obra do cartunista Laerte, um caso envolvendo a revista Turma da Mônica Jovem e os cartoons da revista The New Yorker na época das Olimpíadas do Rio em 2016. A análise baseia-se em pesquisa documental e bibliográfica, tendo como referencial teórico os trabalhos de Manuel Castells (2001) sobre internet, Frédérick Martel sobre as perspectivas e fragmentação da rede, Henry Jenkins (2009 e 2014) sobre cultura e engajamento digital , Paulo Ramos (2010) e Daniele Barbieri (2017) com a tipologia dos quadrinhos, John B. Thompson (2000) que teorizou o escândalo político, e o crítico Robert Hughes (1993) que desenvolveu uma análise da “cultura da reclamação”. Este artigo se propõe a ser útil para futuras pesquisas sobre a relação entre mídias sociais e produção cultural.
                                    [publisher] => Universidade Federal de Sergipe - UFS
                                    [date] => 2023-10-13
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19787
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; v. 4 n. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 124-158
                                            [1] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 No. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 124-158
                                            [2] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 Núm. 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 124-158
                                            [3] => Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura; Vol. 4 No 2 (2023): Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura - v. 4, n. 2, 2023; 124-158
                                            [4] => 2595-9379
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/19787/14683
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Revista Cajueiro: Ciência da Informação e Cultura da Leitura
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)