Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 78
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1863
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Memoria, testimonio y representación: un análisis comparativo de las obras Que bom te ver viva, de Lúcia Murat y O que é isso, companheiro? por Fernando Gabeira@es
                    [1] => Memory, testimony and representation: a comparative analysis of the works Que bom te ver viva, by Lúcia Murat and O que é isso, companheiro? by Fernando Gabeira@en
                    [2] => Memória, testemunho e representação: uma análise comparativa das obras Que bom te ver viva, de Lúcia Murat e O que é isso, companheiro? de Fernando Gabeira@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => o intuito desta pesquisa é tentar estabelecer uma relação entre as obras Que bom te ver viva, de Lúcia Murat e O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, no intuito de investigar como a ditadura militar, através de Atos Institucionais e violência, cerceou as liberdades individuais e coletivas e de que modo essa postura fomentou o surgimento de organizações que, por meio da luta armada, opunha-se à repressão estatal. Portanto, é interesse deste artigo verificar como a memória individual se converte em memória coletiva por intermédio do testemunho e como este é capaz de elaborar uma representação do recorte temporal entre 1968 a 1979, ao tratar da hierarquização das milícias opositoras, a organização das ações conjuntas, a participação feminina e as torturas. Para tanto, utilizaremos as duas obras que serão abordadas conforme as teorias de Nichols (2005), sobre a concepção do documentário e De Marco (2004), para analisar o romance memorialístico e o testemunho, Chartier (1989), para as representações sociais, de modo a verificar em que ponto o audiovisual e o livro convergem ou divergem.@pt
                    [1] => The purpose of this research is to try to establish a relationship between the works Que bom te ver viva, by Lúcia Murat and O que é isso, companheiro?, by Fernando Gabeira, in order to investigate how the military dictatorship, through Institutional Acts and violence, curtailed individual and collective freedoms and how this stance fostered the emergence of organizations that, through armed struggle, opposed state repression. Therefore, it is of interest in this article to verify how individual memory becomes collective memory through testimony and how this is capable of elaborating a representation of the temporal cut between 1968 and 1979, when dealing with the hierarchization of opposing militias, the organization of joint actions, female participation and torture. For that, we will use the two works that will be approached according to the theories of Nichols (2005), about the conception of the documentary and De Marco (2004), to analyze the memorialistic novel and the testimony, Chartier (1989), for the social representations, in order to verify at what point the audiovisual and the book converge or diverge.@en
                    [2] => El objetivo de esta investigación es tratar de establecer una relación entre las obras Que bom te ver viva, de Lúcia Murat y ¿O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, con el fin de investigar cómo la dictadura militar, a través de Actos Institucionales y violencia, restringió las libertades individuales y colectivas y cómo esta postura favoreció el surgimiento de organizaciones que, a través de la lucha armada, se opusieron a la represión estatal. Por ello, interesa en este artículo comprobar cómo la memoria individual se convierte en memoria colectiva a través del testimonio y cómo ésta es capaz de elaborar una representación del corte temporal entre 1968 y 1979, al tratarse de la jerarquización de las milicias opositoras, la organización de acciones, participación femenina y tortura. Para ello, utilizaremos los dos trabajos que serán abordados según las teorías de Nichols (2005), sobre la concepción del documental y De Marco (2004), para analizar la novela memorialística y el testimonio, Chartier (1989), para las representaciones sociales, con el fin de verificar en qué punto el audiovisual y el libro convergen o divergen.@es
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Wendel Souza Borges
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Memory@en
                    [1] => Testimony@en
                    [2] => Dictatorship@en
                    [3] => Resistance.@en
                    [4] => Memoria@es
                    [5] => Un testimonio@es
                    [6] => Dictadura@es
                    [7] => Resistencia.@es
                    [8] => Memória@pt
                    [9] => Testemunho@pt
                    [10] => Ditadura@pt
                    [11] => Resistência.@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 4
                    [nr] => no 2
                    [year] => 2023
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2023-10-13
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/18585
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://periodicos.ufs.br/Cajueiro/article/view/18585/14677
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
                )

        )

)