Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:14:41Z
    [request] => https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs2.agendaestrelabet.fumec.br:article/9701
                            [datestamp] => 2023-10-05T18:00:53Z
                            [setSpec] => codigo31:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => INVESTIGAÇÃO DE CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA AVALIAR A USABILIDADE DE SISTEMAS DE ENSINO APRENDIZAGEM ON-LINE
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] =>  Sandim Junior, Demerval Gomes
                                            [1] => Hernández-Ramírez, Rodrigo 
                                            [2] => Estima, Jacinto 
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Avaliação de Usabilidade
                                            [1] => Avaliação da Experiência do Usuário
                                            [2] => Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem
                                            [3] => Critérios de Usabilidade
                                        )

                                    [description] => Os Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem (Learning Management System - LMS) tornaram-se ferramentas essenciais para instituições educacionais, empresas e profissionais em todo o mundo. A larga adoção desses sistemas evidencia a importância de avaliar a sua usabilidade e a experiência de uso (UX) proporcionada aos utilizadores. Identificar potenciais problemas de usabilidade em LMS é indispensável para que estes sistemas cumpram o papel de funcionarem como integradores entre estudantes e professores. Uma das abordagens comumente adotadas para avaliar os LMS é a Inspeção Heurística. Nesse processo, um conjunto de critérios relacionados à usabilidade, UX, pedagogia, entre outros, é adotado por especialistas para avaliar a interface e encontrar potenciais problemas. Este artigo apresenta um Mapeamento Sistemático (MS) que analisou 77 artigos com o objetivo de identificar os principais critérios adotados pelos pesquisadores para avaliar LMS no período 2010-2020, visando determinar a viabilidade de adoção de novas abordagens futuras, suportadas por recursos computacionais, como Inteligência Artificial (IA), para contribuir no processo de inspeção de interfaces. Os resultados demonstram que a maioria das avaliações segue critérios baseados nas heurísticas de Nielsen, relacionadas a aspectos como controle, estética e facilidade de uso da plataforma. O estudo permitiu identificar os principais conjuntos de critérios adotados pelos pesquisadores e apontar possíveis abordagens para um novo estudo de automação da avaliação dos LMS.
                                    [publisher] => Universidade FUMEC
                                    [date] => 2023-10-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9701
                                            [1] => 10.70493/cod31.v1i2.9701
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces; v. 1 n. 2 (2023): Código31 - Jul./Dez.
                                            [1] => 2965-1778
                                            [2] => 10.70493/cod31.v1i2
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revista.fumec.br/index.php/codigo31/article/view/9701/4779
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Código 31: revista de informação, comunicação e interfaces
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt-br
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)