Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:04:23Z
    [request] => https://revista.ibict.br/p2p/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revista.ibict.br:article/7124
                            [datestamp] => 2024-09-17T18:01:48Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => p2p:TDID
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => PROPOSTA DE METADADOS PARA DESCRIÇÃO DE PRODUTOS DA NOTA FISCAL DE CONSUMIDOR ELETRÔNICA (NFC-E) USANDO APRIORI
                                            [1] => METADATA PROPOSAL FOR PRODUCT DESCRIPTIONS OF ELECTRONIC CONSUMER INVOICE (NFC-E) USING APRIORI
                                            [2] => PROPUESTA DE METADATOS PARA LA DESCRIPCIÓN DE PRODUCTO DE FACTURA ELECTRÓNICA AL CONSUMIDOR (NFC-E) USANDO APRIORI
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Camara Gorayeb, Diana Maria da
                                            [1] => Gottschalg-Duque, Claudio
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação
                                            [1] => metadados
                                            [2] => nota fiscal eletrônica
                                            [3] => Apriori-algoritmo
                                            [4] => Ciência da Informação
                                            [5] => nota fiscal eletrônica
                                            [6] => algoritmo Apriori
                                            [7] => Information Science
                                            [8] => metadata
                                            [9] => eletronic invoice
                                            [10] => Apriori-algorithm
                                            [11] => Ciencias de la Información
                                            [12] => metadatos
                                            [13] => factura electrónica
                                            [14] => Apriori- algoritmo
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Este estudo tem como objetivo utilizar o algoritmo Apriori para dar agilidade na busca de termos sem a predefinição pelo especialista, considerando a análise da frequência e da relevância para propor um conjunto com elementos mínimos de metadados que permitam a descrição inequívoca do produto na NFC-e. Partiu da problemática de encontrar, por meio de mineração dos dados frequentes, o termo que identifica de forma inequívoca o produto de interesse e quais as relações mais comuns e mais importantes dispostas no campo descrição. Buscaram-se dados da NFC-e da Secretaria de Fazenda do Estado do Amazonas, disponibilizados em arquivo .csv, tipo texto, no período de 01/02/2023 a 31/05/2023. A metodologia aplicada se fez a partir da aplicação de sete etapas: seleção do produto de interesse; análise dos dados; seleção da amostra; aplicação do algoritmo Apriori; análise dos termos extraídos do Apriori; obtenção da lista final de termos; análise dos termos finais; proposta de definição dos metadados. A base teórica apoia-se nos estudos da Ciência da Informação, com foco nos campos da mineração de dados, mineração de textos, processamento da linguagem natural, metadados. Como resultado, tem-se, em síntese, a proposta dos metadados em quantidade (quatro) e qualidade: nome do produto, nome da marca comercial do produto, capacidade e tipo da embalagem compõe uma expressão com significado suficiente para o entendimento do conceito que se deseja alcançar no domínio da cerveja.
                                            [1] => This study aims to use the Apriori algorithm to speed up the search for terms without predefinition by the specialist, considering the analysis of frequency and relevance to propose a set of minimum metadata elements that allow the unambiguous description of the product in the NFC-e . It started with the problem of finding, through frequent data mining, the term that unequivocally identifies the product of interest and which are the most common and most important relationships arranged in the description field. NFC-e data from the Amazonas State Finance Department was sought, made available in a .csv file, text type, from 02/01/2023 to 05/31/2023. The methodology applied was based on the application of seven steps: selection of the product of interest; data analysis; sample selection; application of the Apriori algorithm; analysis of terms extracted from Apriori; obtaining the final list of terms; analysis of final terms; proposal for defining metadata. The theoretical basis is based on Information Science studies, focusing on the fields of data mining, text mining, natural language processing, metadata. As a result, we have, in summary, the proposal of metadata in quantity (four) and quality: product name, name of the product's commercial brand, capacity and type of packaging compose an expression with sufficient meaning to understand the concept that if you want to achieve in the field of beer.
                                            [2] => Este estudio pretende utilizar el algoritmo Apriori para agilizar la búsqueda de términos sin predefinición por parte del especialista, considerando el análisis de frecuencia y relevancia para proponer un conjunto de elementos mínimos de metadatos que permitan la descripción inequívoca del producto en el NFC-e. Se partió del problema de encontrar, a través de una frecuente minería de datos, el término que identifique inequívocamente el producto de interés y cuáles son las relaciones más comunes e importantes dispuestas en el campo de descripción. Se buscaron datos NFC-e de la Secretaría de Finanzas del Estado de Amazonas, disponibles en archivo .csv, tipo texto, del 01/02/2023 al 31/05/2023. La metodología aplicada se basó en la aplicación de siete pasos: selección del producto de interés; análisis de los datos; selección de muestras; aplicación del algoritmo Apriori; análisis de términos extraídos de Apriori; obtener la lista final de términos; análisis de términos finales; propuesta para definir metadatos. La base teórica se basa en estudios de Ciencias de la Información, enfocándose en los campos de minería de datos, minería de textos, procesamiento del lenguaje natural, metadatos. Como resultado tenemos, en resumen, la propuesta de metadatos en cantidad (cuatro) y calidad: nombre del producto, nombre de la marca comercial del producto, capacidad y tipo de embalaje componen una expresión con significado suficiente para entender el concepto que si queremos conseguir en el campo de la cerveza.
                                        )

                                    [publisher] => IBICT
                                    [date] => 2024-09-05
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => text
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => image/jpeg
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7124
                                            [1] => 10.21728/p2p.2024v11n1e-7124
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => P2P & INOVAÇÃO; Vol. 11 No. 1 (2024): Publicação contínua; e-7124
                                            [1] => P2P E INOVAÇÃO; v. 11 n. 1 (2024): Publicação contínua; e-7124
                                            [2] => 2358-7814
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7124/6869
                                            [1] => https://revista.ibict.br/p2p/article/view/7124/6870
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Diana Maria da Camara Gorayeb, Claudio Gottschalg-Duque
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)