Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 51
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1570
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Métricas igualitárias na ciência: caminhos para a construção de indicadores de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade@pt
                    [1] => Egalitarian metrics in science: pathways to building indicators of diversity, equity, inclusion and accessibility@en
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => Em resposta à crescente demanda por ambientes científicos mais inclusivos, surgiu a necessidade de revisar as métricas convencionais usadas em avaliações acadêmicas e distribuição de recursos. Este artigo investiga o desenvolvimento de indicadores de Diversidade, Equidade. Inclusão e Acessibilidade (DEIA) como ferramentas fundamentais para promover métricas justas na ciência. A pesquisa foi motivada pela urgência em criar métodos que não apenas avaliem, mas também fomentem uma cultura de equidade, contribuindo para a modernização das métricas e incentivando a democratização da ciência. O objetivo foi propor indicadores DEIA práticos e eficazes, alinhados com os princípios de justiça e acessibilidade. A metodologia adotada incluiu uma abordagem teórico-crítica, apoiada nas teorias da interseccionalidade e do campo científico de Bourdieu, e análise documental, que permitiu uma investigação detalhada de práticas inovadoras. Os resultados apontaram seis indicadores: composição de gênero e minorias em posições de liderança; diversidade na autoria de publicações; equidade no acesso ao financiamento; taxas de retenção e sucesso de diversos grupos estudantis; clima organizacional e cultura inclusiva; e engajamento com comunidades sub-representadas. Esses indicadores oferecem uma visão ampla dos desafios na implementação dos princípios DEIA, influenciando o debate sobre reformas políticas e promovendo práticas científicas mais igualitárias e acessíveis.@pt
                    [1] => In response to a growing demand for more inclusive scientific environments, there emerged a need to revise the conventional metrics used in academic evaluations and resource distribution. This article investigates the development of Diversity, Equity, Inclusion and Accessibility (DEIA) indicators as fundamental tools for promoting fair metrics in science. The research was motivated by the urgency to create methods that not only assess but also foster a culture of equity, contributing to the modernization of metrics and encouraging the democratization of science. The aim was to propose practical and effective DEI indicators, aligned with principles of justice and accessibility. The adopted methodology included a theoretical-critical approach, supported by theories of intersectionality and Bourdieu´s scientific field, and document analysis, which allowed for a detailed investigation of innovative practices. The results identified six indicators: composition of gender and minorities in leadership positions; diversity in publication authorship; equity in access to funding; retention and success rates of diverse student groups; organizational climate and inclusive culture; and engagement with underrepresented communities. These indicators provide a broad view of the challenges in implementing DEI principles, influencing the debate on policy reforms, and promoting more equitable and accessible scientific practices.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
                    [1] => Camila Carneiro Dias Rigolin
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Indicadores deia@pt
                    [1] => Métricas científicas@pt
                    [2] => Igualdade na ciência@pt
                    [3] => Políticas científicas@pt
                    [4] => Democratização na ciência@pt
                    [5] => Deia indicators@en
                    [6] => Scientific metrics@en
                    [7] => Equality in sicence@en
                    [8] => Scientific policies@en
                    [9] => Democratization of science@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 20
                    [nr] => 1
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-08-14
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.18617/8qx3hm90
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7036
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/liinc/article/view/7036/6823
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => CCBY4.0
                )

        )

)