Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:07:24Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/2060
                            [datestamp] => 2024-08-12T22:04:28Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:GT6
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Gamification: a strategy to develop information literacy in educational institutions: uma estratégia para desenvolver a competência em informação em instituições de ensino
                                            [1] => Gamificación: una estrategia para desarrollar la competencia en información en las instituciones educativas: uma estratégia para desenvolver a competência em informação em instituições de ensino
                                            [2] => Gamificação: uma estratégia para desenvolver a competência em informação em instituições de ensino
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Nascimento, Ariane Callott
                                            [1] =>  Santos, Júlia Schettino Jacob dos
                                            [2] => Mata, Marta Leandro da
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Gamification
                                            [1] => Information Literacy
                                            [2] => Active learning methodologies
                                            [3] => Game-based learning
                                            [4] => Gamificación
                                            [5] => Alfabetización en Información
                                            [6] => Metodologías de aprendizaje activo
                                            [7] => Aprendizaje basado en juegos
                                            [8] => Gamificação.
                                            [9] => Competência em informação
                                            [10] => Metodologias ativas de aprendizagem
                                            [11] => Aprendizagem baseada em jogos
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => This is a bibliographical survey whose aim was to analyze the scientific literature on the use of gamification as a methodological teaching tool for developing information literacy. In terms of objectives, the study is characterized as exploratory and in terms of approach, it is defined as qualitative. The results showed that research into the use of game elements and games themselves is being increasingly explored in the international context, but is still in the development phase, both in terms of theoretical depth and the practical application of activities. On the other hand, these studies are at an early stage in Brazil, with only a small amount of research addressing the issues. In both contexts, the research is focused on formal learning environments, with activities designed or developed mostly by librarians.
                                            [1] => Se trata de una investigación bibliográfica cuyo objetivo fue analizar la literatura científica que aborda el uso de la gamificación como herramienta metodológica de enseñanza para el desarrollo de la alfabetización en información. En cuanto a los objetivos, el estudio se caracteriza por ser exploratorio y el tipo de abordaje se define como cualitativo. Los resultados mostraron que las investigaciones sobre el uso de elementos de juego y los juegos en sí están siendo cada vez más exploradas en el contexto internacional, pero aún se encuentran en la fase de desarrollo, tanto en profundidad teórica como en la aplicación práctica de las actividades. Por otro lado, estos estudios se encuentran en una etapa inicial en Brasil, con una pequeña cantidad de investigaciones que abordan estos temas. En ambos contextos, la investigación se centra en entornos formales de aprendizaje, con actividades diseñadas o desarrolladas, en su mayoría, por bibliotecarios.
                                            [2] => Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar a literatura científica que aborda o uso da gamificação como ferramenta metodológica de ensino para o desenvolvimento da competência em informação. No que diz respeito aos objetivos, o estudo caracteriza-se como exploratório e quanto ao tipo de abordagem é definido como qualitativo. Os resultados mostraram que as pesquisas referentes ao uso de elementos de jogos e de jogos propriamente ditos estão sendo cada vez mais explorados no contexto internacional, porém ainda se encontram em fase de desenvolvimento, tanto em aprofundamento teórico quanto na aplicação prática de atividades. Em contrapartida, estes estudos estão em estágio inicial no âmbito brasileiro, tendo-se uma quantidade ínfima de pesquisas abordando as temáticas. Em ambos contextos, as pesquisas estão voltadas aos ambientes formais de aprendizagem, com atividades projetadas ou desenvolvidas, majoritariamente, por bibliotecários.
                                        )

                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2024-08-12
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2060
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 20 (2024); 1-27
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2060/1515
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)