Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:07:21Z
    [request] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/2052
                            [datestamp] => 2024-08-12T18:12:52Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => rbbd:SNBU2023
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Censo da Educação Superior questions as parameters for accessibility and inclusion policies in libraries: a case study of the Instituto Federal do Maranhão
                                            [1] => Quesitos do Censo da Educação Superior como parâmetros para políticas de acessibilidade e inclusão em bibliotecas: estudo de caso do Instituto Federal do Maranhão
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Diniz, Cladice Nobile
                                            [1] => Bianque do Nascimento Abreu, Janaina
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Accessibility
                                            [1] => Libraries
                                            [2] => Accessibility and Inclusion Policies Parameters
                                            [3] => Censo da Educação Superior
                                            [4] => IFMA
                                            [5] => 2030 Agenda
                                            [6] => Acessibilidade
                                            [7] => Bibliotecas
                                            [8] => Parâmetros para Políticas de Acessibilidade e Inclusão
                                            [9] => Censo da Educação Superior
                                            [10] => IFMA
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => It presents an overview of the accessibility situation in the 23 university libraries of the Federal Institute of Maranhão, each serving specific campuses, a panorama seen from the perspective of the parameters of the Censo da Educação Superior 2023, aiming for these elements to act as indicators to accessibility policies and inclusion guide. The methodology is a quantitative case study with descriptive purposes, based on bibliographic, documentary and field research. This survey collected their answers to the questions in this census from the librarians, using a structured questionnaire. The data processed made it possible to describe the accessibility situation in these libraries, in which the need for more accessibility resources stands out and that obtaining them is not necessarily linked to the availability of funding, since several technological resources for accessibility are obtained free of charge. These data processing results also point to possible solutions for libraries to participate intensively in the institution's bodies that aim to promote accessibility, to establish accessibility and inclusion policies and to invest in technological skills and culture in favor of inclusion, as well as the promotion of enlightening campaigns, with guidance on how libraries can act to become more accessible. Finally, it was found that the questions from the Censo da Educação Superior are useful parameters to guide the diagnosis of the situation of libraries in terms of accessibility.
 
                                            [1] => Apresenta um panorama da situação da acessibilidade nas 23 bibliotecas universitárias do Instituto Federal do Maranhão, cada uma atendendo a específico campi, panorama esse visto da ótica dos parâmetros do Censo da Educação Superior 2023, visando que esses elementos atuem como indicadores para orientar políticas de acessibilidade e inclusão. A metodologia é de estudo de caso quantitativo com fins descritivos, apoiando-se em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Esta levantou junto aos bibliotecários suas respostas às perguntas desse censo, por meio de questionário estruturado. Os dados tratados permitiram descrever a situação da acessibilidade nessas bibliotecas, na qual se destacam a necessidade de mais recursos de acessibilidade e que sua obtenção não se atrela necessariamente à disponibilidade de fomento, uma vez que vários recursos tecnológicos para a acessibilidade são obtidos de forma gratuita. Esses resultados do tratamento de dados também apontam como caminhos possíveis de solução o de as bibliotecas participarem intensamente de órgãos da instituição que se propõem à promoção da acessibilidade, de se estabelecer políticas de acessibilidade e inclusão e se investir em habilidades e cultura tecnológicas em prol da inclusão, assim como a promoção de campanhas esclarecedoras, com orientações de como as bibliotecas podem agir para se tornarem mais acessíveis. Por fim, se verificou que os quesitos do Censo da Educação Superior são parâmetros úteis para nortear o diagnóstico da situação das bibliotecas quanto à acessibilidade.
                                        )

                                    [publisher] => Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Inst.
                                    [date] => 2024-08-10
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2052
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 20 (2024); 1-17
                                            [1] => 1980-6949
                                            [2] => 0100-0691
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/2052/1508
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)