Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 52
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 534
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => Paradigma cognitivo da ciência da informação e a construção de conhecimento@pt
                    [1] => COGNITIVE PARADIGM OF INFORMATION SCIENCE AND THE CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE@en
                    [2] => Paradigmas Informacionales; Paradigma Cognitivo; Rafael Capurro; Conocimiento administrativo; Ciencias de la Información.@es
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => A partir do referencial teórico de Rafael Capurro relacionado ao campo científico da Ciência da Informação, em que enfoca três paradigmas epistemológicos, o físico, o cognitivo e o social, cujas características são distintas, mas ao mesmo tempo possuem intersecções e complementariedades. O presente estudo tem como objetivo entender o complexo fenômeno da informação e os conceitos atribuídos no âmbito da Ciência da Informação, mais especificamente no que tange ao paradigma cognitivo, visando compreender a importância do usuário como sujeito cognoscente dos processos informacionais. Pretende-se discutir a partir do viés cognitivo, a relevância e a contribuição desta abordagem para o campo da Ciência da Informação. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica da literatura especializada do campo da Ciência da Informação, por meio da seleção e análise de artigos científicos. Observou-se que o conceito de informação adquire peculiaridades de acordo com o enfoque utilizado. No que tange ao usuário verificou-se que este passa a ser visto como um sujeito cognoscente ativo no decurso do processo de busca e uso da informação para a execução de atividades ou para a solução de problemas. Conclui-se que a informação na perspectiva do sujeito cognoscente deve considerar a relevância das condicionantes sociais inerentes a informação e seu contexto, ou seja, a interação do usuário com o ambiente social e/ou organizacional na qual está inserido.@pt
                    [1] => Basado en el marco teórico de Rafael Capurro relacionado con el campo científico de las Ciencias de la Información, que se centra en tres paradigmas epistemológicos, el físico, el cognitivo y el social, cuyas características son distintas, pero a la vez tienen intersecciones y complementariedades. El presente estudio tiene como objetivo comprender el complejo fenómeno de la información y los conceptos atribuidos en el ámbito de las Ciencias de la Información, más específicamente en lo que respecta al paradigma cognitivo, con el objetivo de comprender la importancia del usuario como sujeto cognoscente de los procesos informacionales. Se pretende discutir, desde una perspectiva cognitiva, la relevancia y contribución de este enfoque al campo de las Ciencias de la Información. Este estudio se desarrolló a partir de una revisión bibliográfica de literatura especializada en el campo de las Ciencias de la Información, mediante la selección y análisis de artículos científicos. Se observó que el concepto de información adquiere peculiaridades según el enfoque utilizado. Con respecto al usuario, se encontró que ahora es visto como un sujeto cognoscente activo durante el proceso de búsqueda y uso de información para realizar actividades o resolver problemas. Se concluye que la información desde la perspectiva del sujeto cognoscente debe considerar la relevancia de las condiciones sociales inherentes a la información y su contexto, es decir, la interacción del usuario con el entorno social y/u organizacional en el que está inserto.@es
                    [2] => Based on Rafael Capurro´s theoretical framework related to the scientific field of Information Science, which focuses on three epistemological paradigms, the physical, the cognitive and the social, whose characteristics are distinct, but at the same time have intersections and complementarities. The present study aims to understand the complex phenomenon of information and the concepts attributed within the scope of Information Science, more specifically with regard to the cognitive paradigm, aiming to understand the importance of the user as a cognizant subject of informational processes. It is intended to discuss, from a cognitive perspective, the relevance and contribution of this approach to the field of Information Science. This study was developed based on a bibliographical review of specialized literature in the field of Information Science, through the selection and analysis of scientific articles. It was observed that the concept of information acquires peculiarities according to the approach used. With regard to the user, it was found that he is now seen as an active knowing subject during the process of searching and using information to carry out activities or solve problems. It is concluded that information from the perspective of the knowing subject must consider the relevance of the social conditions inherent to the information and its context, that is, the user´s interaction with the social and/or organizational environment in which they are inserted.@en
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Gysele Fernandes dos Santos Rogo
                    [1] => Marta Lígia Pomin Valentim
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Informational paradigms@en
                    [1] => Cognitive paradigm@en
                    [2] => Rafael capurro@en
                    [3] => Information science@en
                    [4] => Knowledge management@en
                    [5] => Paradigmas informacionales@es
                    [6] => Paradigma cognitivo@es
                    [7] => Rafael capurro@es
                    [8] => Conocimiento administrativo@es
                    [9] => Ciencias de la información@es
                    [10] => Paradigmas da informação@pt
                    [11] => Paradigma cognitivo@pt
                    [12] => Rafael capurro@pt
                    [13] => Gestão do conhecimento@pt
                    [14] => Ciência da informação@pt
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 11
                    [nr] => 1
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-08-14
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => DOI
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => 10.21728/logeion.2024v11n1e-7130
                                )

                        )

                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7130
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7130/6827
                                )

                        )

                    [2] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/7130/6828
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => Copr
                    [1] => by-nc-sa/4.0
                )

        )

)