Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T11:51:36Z
    [request] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:periodicos.ufsc.br:article/96931
                            [datestamp] => 2024-11-06T22:59:28Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => eb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Information and Reading Mediation: An Analysis of the Book "The Diary of Anne Frank"
                                            [1] => Mediação da Informação e da Leitura: uma análise do livro ‘O Diário de Anne Frank’
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Oliveira, Alessandra
                                            [1] =>  Castro, Jetur Lima de
                                            [2] => Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Mediação da Informação
                                            [1] => Mediação da leitura
                                            [2] => Diário de Anne Frank
                                            [3] => Leitura mundo
                                            [4] => Information mediation
                                            [5] => Reading mediation
                                            [6] => Anne Frank's Diary
                                            [7] => World reading
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => Objective: This study addresses the importance of reading the book “The Diary of Anne Frank” in the context of information mediation and reading actions carried out in educational libraries, focusing on the promotion of human rights. The study aims to highlight how this reading can contribute to critical reflection on contemporary social challenges, such as diversity, inclusion, and combating discrimination.
Methods: Qualitative and exploratory research was conducted based on an interpretative approach to information mediation, reading, and critical reference. The research was grounded in a literature review, centered on the work “The Diary of Anne Frank,” conceiving the information contained in this work as an instrument of emancipatory practice.
Results: It consists of fostering actions that encourage reflective reading, enabling the understanding of Anne Frank's historical context and its relevance to contemporary social issues, especially those related to diversity and human rights. The aim is to create spaces for reflection with a didactic approach focused on the critical analysis of the work, aiming to fulfill the social function of reading in libraries.
Conclusions It was interpretatively understood that reading “The Diary of Anne Frank” represents a historical testimony with multiple implications for the interpreting audience. It addresses a series of relevant topics that can be discussed in the context of reading, contributing to the formation of individual perspectives and the promotion of human rights. Information mediation and reading emerge as essential tools in library practices, enabling the establishment of dialogues, the promotion of awareness, and education in libraries for the sake of human rights and critical reflection on contemporary society
                                            [1] => Objetivo: Aborda a importância da leitura do livro "O Diário de Anne Frank" nas ações de mediação da informação e leitura realizadas em bibliotecas com fins educacionais, focando na promoção dos direitos humanos. O estudo visa destacar como essa leitura pode contribuir para a reflexão crítica sobre desafios sociais contemporâneos, como diversidade, inclusão e combate à discriminação.
Método: Conduziu-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com base em uma abordagem interpretativa da mediação da informação, leitura e referência crítica. A pesquisa fundamentou-se em uma revisão bibliográfica, centrando-se na obra "O Diário de Anne Frank" e concebendo a informação contida nessa obra como um instrumento de prática emancipatória.
Resultado: Consiste no agenciamento de ações que incentivem a leitura crítica e reflexiva, possibilitando a compreensão do contexto histórico de Anne Frank e sua relevância para as questões sociais contemporâneas, especialmente aquelas relacionadas à diversidade e direitos humanos. Almeja-se a criação de espaços de reflexão com abordagem didática voltados para a análise crítica da obra, visando o cumprimento da função social da leitura.
Conclusões: Entendeu-se de forma interpretativa que a leitura do livro "O Diário de Anne Frank" representa um testemunho histórico com diversas implicações para o público que o interpreta. Trata de uma série de tópicos relevantes que podem ser debatidos no contexto da leitura, contribuindo para a formação de perspectivas individuais e para a promoção dos direitos humanos. A mediação da informação e leitura emerge como uma ferramenta fundamental nas práticas bibliotecárias, possibilitando o estabelecimento de diálogos, a promoção da conscientização e educação nas bibliotecas em prol dos direitos humanos e da reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea.
                                        )

                                    [publisher] => Departamento de Ciência da Informação – UFSC
                                    [date] => 2024-07-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => text/html
                                            [2] => application/pdf
                                            [3] => application/pdf
                                            [4] => application/pdf
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931
                                            [1] => 10.5007/1518-2924.2024.e96931
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-26
                                            [1] => Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-26
                                            [2] => Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 29 (2024): Informação e Inclusão: Avanços e Desafios na Era da Ciência Aberta; 1-26
                                            [3] => 1518-2924
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931/56001
                                            [1] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931/57302
                                            [2] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931/55921
                                            [3] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931/55922
                                            [4] => https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96931/55923
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Alessandra Oliveira, Jetur Lima de  Castro, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)