Array
(
    [0] => stdClass Object
        (
            [journal] => stdClass Object
                (
                    [id_jnl] => 54
                )

        )

    [1] => stdClass Object
        (
            [section] => stdClass Object
                (
                    [section] => 1749
                )

        )

    [2] => stdClass Object
        (
            [title] => Array
                (
                    [0] => BUILDING THE MEMORY OF A SCIENTIFIC FIELD FROM BIBLIOMETRIC INDICATORS OF SCIENTIFIC PRODUCTION ON GENDER AND SEXUALITY IN BIOLOGY TEACHING IN BRAZIL@en
                    [1] => CONSTRUINDO A MEMÓRIA DE UM CAMPO CIENTÍFICO A PARTIR DE INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL@pt
                )

        )

    [3] => stdClass Object
        (
            [abstract] => Array
                (
                    [0] => This paper documents the production of knowledge about gender and sexuality in Biology teaching in Brazil, as a scientific field. It aimed to evaluate this body of text based on its bibliometric indicators in order to build the memory of a possible (in)surgent scientific field. The indicators emerged from bibliographical research, using the descriptors "gender, sexuality and biology teaching" in six databases: BDTD/IBICT/Brazil, CAPES Journal Portal, Microsoft Academic, Google Scholar, Web of Science and Scopus. Seventy-one texts were selected, from which bibliometric indicators were developed: chronology, typology, geographic region, quality and citations, that demonstrate the emergence of a scientific field in the area of biology teaching in Brazil from the beginning of the 2000s. In this way, an alternative form of bibliometric analysis is presented to counter invisibility in the major global indexing centres, which erases the construction and development of a scientific field with quality and impact.@en
                    [1] => O texto trata de documentar a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade no ensino de Biologia no Brasil, enquanto campo científico. Objetivou avaliar essa massa textual a partir de seus indicadores bibliométricos com a finalidade de construir a memória de um possível campo científico (in)surgente. Os indicadores surgiram a partir de uma pesquisa bibliográfica, utilizando os os descritores "gênero, sexualidade e ensino de Biologia" em seis bases de dados: BDTD/ IBICT/Brasil, Portal de Periódicos da CAPES, Microsoft Academic, Google Acadêmico, Web of Science e Scopus. Foram selecionados 71 textos, a partir dos quais foram elaborados os indicadores bibliométricos de: cronologia, tipologia, região geográfica, qualidade e citações, os quais demonstram o surgimento de um campo científico na área do ensino de Biologia no Brasil a partir do início dos anos 2000. Apresenta-se, desta maneira, uma forma alternativa de análise bibliométrica para se contrapor à invisibilidade nos grandes centros indexadores mundiais, que apagam a construção e o desenvolvimento de um campo científico que demonstra qualidade e impacto.@pt
                )

        )

    [4] => stdClass Object
        (
            [author] => Array
                (
                    [0] => Marcos Felipe Gonçalves Maia
                    [1] => Maria Eulina Pessoa de Carvalho
                )

        )

    [5] => stdClass Object
        (
            [subject] => Array
                (
                    [0] => Brasil@pt
                    [1] => Educação@pt
                    [2] => Gênero@pt
                    [3] => Memória@pt
                    [4] => Produção de conhecimento@pt
                    [5] => Sexualidade@pt
                    [6] => Brazil@en
                    [7] => Education@en
                    [8] => Gender@en
                    [9] => Memory@en
                    [10] => Knowledge production@en
                    [11] => Sexuality@en
                )

        )

    [6] => stdClass Object
        (
            [source] => stdClass Object
                (
                    [vol] => 
                    [nr] => nº 21
                    [year] => 2024
                    [theme] => 
                )

        )

    [7] => stdClass Object
        (
            [datePub] => Array
                (
                    [0] => 2024-07-19
                )

        )

    [8] => stdClass Object
        (
            [DOI] => Array
                (
                )

        )

    [9] => stdClass Object
        (
            [http] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14018
                                )

                        )

                    [1] => stdClass Object
                        (
                            [type] => HTTP
                            [value] => Array
                                (
                                    [0] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14018/12780
                                )

                        )

                )

        )

    [10] => stdClass Object
        (
            [language] => Array
                (
                    [0] => pt
                )

        )

    [11] => stdClass Object
        (
            [license] => Array
                (
                    [0] => stdClass Object
                        (
                            [@xml:lang] => pt-PT
                            [#text] => Direitos de Autor (c) 2024 Páginas a&b: arquivos e bibliotecas
                        )

                )

        )

)