Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:11:56Z
    [request] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:www.seer.ufal.br:article/13161
                            [datestamp] => 2024-02-06T20:30:20Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => cir:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Infoeducation in world literature: analysis of scientific production indexed at the Web of Science:  análise da produção científica indexada na Web of Science 
                                            [1] => A infoeducação na literatura mundial :  análise da produção científica indexada na Web of Science 
                                        )

                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Sousa, Maria Eliziana Pereira de
                                            [1] => Freire, Gustavo Henrique de Araújo
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => It addresses the theme of infoeducation in international literature, changing an analysis of the scientific production of articles indexed at the Web of Science from 2016 to 2020 in order to identify how this theme has been addressed in the contemporary academic debate. It is characterized as an exploratory study in a multidisciplinary database, which aggregates a vast content in various areas of knowledge, the Web of Science, which can be accessed through the journal portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel of Education (CAPES), proceeding with bibliographic and documentary research. After analyzing the collected data, it was identified that the publications about this theme in international level is still presented in a timid way inside the database chosen for the research. By means of the research results, it is concluded that the referred theme is situated between two distinct fields of knowledge: Information Science and Education. This way, these areas have specificities that confer them legitimacy. However, it is perceived that the interlacing of these fields has enabled to emerge new concepts that deserve to be studied, such as the following terms: infoeducation, education for media, information literacy, competence in information and many other nomenclatures already consolidated in the area of Information Science.
Keywords: Infoeducation; Web of Science; Competence in information; Information Science.
                                            [1] => Aborda o tema infoeducação na literatura internacional, apresentando uma análise da produção científica dos artigos indexados na Web of Science no período de 2016-2020 de forma a identificar como esse tema vem sendo tratado no debate acadêmico contemporâneo. Caracteriza-se como um estudo exploratório, em uma base de dados de natureza multidisciplinar que agrega vasto conteúdo em diversas áreas do conhecimento, Web of Science, que pode ser acessada através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), procedendo com pesquisa bibliográfica e documental. Após analisar os dados coletados, identificou-se que as publicações sobre a temática infoeducação em nível internacional ainda apresentam-se pouco representada dentro dessa base de dados escolhida para a pesquisa. Por meio dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que a temática infoeducação situa-se entre dois campos distintos do conhecimento, a saber: Ciência da Informação e Educação. Desta feita, tais campos possuem especificidades que lhes conferem legitimidade. No entanto, percebeu-se que o entrelaçamento desses campos faz emergir novos conceitos que merecem ser estudados, a exemplo dos conceitos: infoeducação, educação para a mídia, literacia da informação, competência em informação, conceitos já consagrados na área de Ciência da Informação.
Palavras-chave: Infoeducação; Web of Science; Competência em informação; Ciência da informação.
                                        )

                                    [publisher] => Universidade Federal de Alagoas
                                    [date] => 2023-04-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13161
                                            [1] => 10.28998/cirev.%y91-18
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Ciência da Informação em Revista; v. 9 (2022): Publicação contínua; 1-18
                                            [1] => 2358-0763
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13161/10497
                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
                                            [1] => http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)