Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:07:51Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/11408
                            [datestamp] => 2022-08-01T10:29:37Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => paginasaeb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Array
                                        (
                                            [0] => Project-based learning: a pedagogical experience in the field of Information Science
                                            [1] => Aprendizagem baseada em projetos:  uma experiência pedagógica na área da Ciência da Informação 
                                        )

                                    [creator] => Terra, Ana Lúcia
                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Library and Information Sciences and Technologies
                                            [1] => Pedagogical innovation
                                            [2] => LIS education
                                            [3] => Licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
                                            [4] => Inovação pedagógica
                                            [5] => Formação em Ciência da Informação
                                        )

                                    [description] => Array
                                        (
                                            [0] => The work contexts, roles and competencies of information professionals, traditionally identified as librarians, archivists and documentalists, are being deeply reconfigured by Information and Communication Technologies. Therefore, new approaches to train these professionals are required, particularly in higher education. This paper presents project-based learning as a way to introduce innovative teaching methodologies in Information Science education. Based on a literature review on project-based learning and Information Science education, a pedagogical experience carried out in an Information Science undergraduate program is presented. The planning and implementation strategies, using digital tools, of a project-based learning experience in a curricular unit are described, with a critical analysis of the process and the results obtained. Results show that this teaching-learning approach promotes a harmonious integration of theory and practice, favouring student motivation and the development of technical and transversal competencies. The work contributes to the reflection on didactic methodologies in Information Science and may guide future pedagogical experiences in this area.
                                            [1] => Os contextos de trabalho, as funções e as competências dos profissionais da informação, tradicionalmente identificados como bibliotecários, arquivistas e documentalistas, estão a ser profundamente reconfigurados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Neste cenário, impõem-se novas abordagens à formação destes profissionais, nomeadamente no contexto do ensino superior. No presente texto, apresenta-se a aprendizagem baseada em projetos como um contributo para a introdução de metodologias de ensino inovadoras na área da Ciência da Informação. A partir de uma revisão da literatura sobre a aprendizagem baseada em projetos e sobre formação em Ciência da Informação, é apresentada uma experiência pedagógica concretizada num curso de licenciatura desta área. São descritas a planificação e as estratégias de implementação, com recurso a ferramentas digitais, de uma experiência de aprendizagem baseada em projetos numa unidade curricular específica, com uma análise crítica do processo e dos resultados obtidos. Evidencia-se que esta opção de ensino-aprendizagem promove uma integração harmoniosa da teoria e da prática, favorecendo a motivação dos estudantes e o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O trabalho contribui para a reflexão sobre metodologias didáticas em Ciência da Informação e pode servir de orientação para experiências pedagógicas futuras, nesta área.
                                        )

                                    [publisher] => FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
                                    [date] => 2022-07-31
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 17 (2022); 54-72
                                            [1] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 17 (2022); 54-72
                                            [2] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 17 (2022); 54-72
                                            [3] => Páginas a&b: arquivos e bibliotecas; 3ª série. Nº 17 (2022); 54-72
                                            [4] => 2183-6671
                                            [5] => 0873-5670
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/11408/10641
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2022 Páginas a&b: arquivos e bibliotecas
                                )

                        )

                )

        )

)