Array
(
    [responseDate] => 2023-12-18T09:04:08Z
    [request] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/7501
                            [datestamp] => 2020-09-25T17:07:05Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => bjis:ARTIGOS
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Inovando para aprender: uma experiência pedagógica com traduções na área de arquivologia
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Roncaglio, Cynthia
                                            [1] => Franco, Shirley
                                        )

                                    [subject] => Array
                                        (
                                            [0] => Arquivologia
                                            [1] => Tradução
                                            [2] => Terminologia
                                            [3] => Experiência Pedagógica
                                            [4] => Inovação no ensino superior.
                                        )

                                    [description] => Nas primeiras décadas do século XXI constata-se um desenvolvimento significativo da Arquivologia enquanto disciplina científica em várias partes do mundo, com a consequente, e crescente, produção e divulgação de pesquisas e conhecimentos científicos. No entanto, ainda que a rede mundial de computadores e a internet contribuam para a comunicação, disseminação, venda e/ou acesso gratuito a essas publicações em diferentes formatos (impressos ou digitais) há, ainda, um grave empecilho para a absorção da literatura arquivística produzida em âmbito mundial: a barreira da língua. Afora a dificuldade de compreensão de textos publicados em outras línguas, observa-se também a falta de consenso terminológico na área e variações jurídicas, administrativas e culturais dos países que dificultam o diálogo entre os profissionais e o próprio ensino e pesquisa da disciplina científica. Ciente dessas dificuldades, nosso grupo de pesquisa desenvolveu uma experiência pedagógica inusitada e inovadora, relatada neste artigo, que contribui de alguma forma para dirimir dificuldades vivenciadas no cotidiano de estudantes, docentes e profissionais que atuam na área de arquivos e da Arquivologia.
                                    [publisher] => Faculdade de Filosofia e Ciências
                                    [date] => 2017-12-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7501
                                            [1] => 10.36311/1981-1640.2017.v11n4.06.p33
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 4 (2017)
                                            [1] => Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 4 (2017)
                                            [2] => Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 4 (2017)
                                            [3] => 1981-1640
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/7501/4786
                                )

                        )

                )

        )

)