Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:01:08Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1455
                            [datestamp] => 2021-12-17T16:04:30Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => paginasaeb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E LIDERANÇA: a realidade da e-liderança
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Martins, Patrícia Alves
                                            [1] => Araújo, Manuel Salvador Gomes
                                            [2] => Simões, Alberto Manuel Brandão
                                        )

                                    [description] => O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na liderança levou ao surgimento de um novo paradigma, a e-liderança. Contudo, não se pode chamar à liderança com apoio nas TIC e-liderança. Na e-liderança todos os processos de liderar decorrem com recurso às TIC e apenas excecionalmente há recurso a encontros face a face. Semelhante dependência obriga a que haja alterações em todas as facetas da liderança, como sejam as características do líder, da equipa e mesmo do tipo de relação que há entre ambos. As TIC também alteram a forma como se cria e gere a informação e o conhecimento dentro das equipas, agora e-equipas. Num estudo, verificou-se que 35% das empresas inquiridas possuem equipas virtuais. Claramente, a existência de equipas virtuais dentro das empresas dependerá da sua dimensão, maturidade, assim como do mercado em que se inserem.Palavras-chave: e-liderança; Informação empresarial; Liderança; Tecnologias da Informação e Comunicação
                                    [publisher] => FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
                                    [date] => 2016-06-08
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1455
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Páginas a&b; 3rd series. Special Nº (2016); 118-135
                                            [1] => Páginas a&b; 3ª série. Nº especial (2016); 118-135
                                            [2] => Páginas a&b; 3ª série. Nº especial (2016); 118-135
                                            [3] => Páginas a&b: arquivos e bibliotecas; 3ª série. Nº especial (2016); 118-135
                                            [4] => 2183-6671
                                            [5] => 0873-5670
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/1455/1245
                                )

                        )

                )

        )

)