Array
(
    [responseDate] => 2025-01-13T21:41:31Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/998
                            [datestamp] => 2024-11-27T15:27:30Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => paginasaeb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O PROFISSIONAL ARQUIVISTA COMO DOCENTE: cenário atual e reflexões sobre o tema
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Melo, Katia Isabelli
                                            [1] => Abrão, Aline Lima
                                            [2] => Rios, Mariana Silva
                                        )

                                    [description] => As reflexões acerca da formação em Arquivologia enfatizam, via de regra, os currículos escolares. Entendendo que a formação é composta pela tríade professor/aluno/conhecimento, o artigo tem como diretriz de investigação o docente dos cursos de quatro Universidades tradicionais de Arquivologia no Brasil. A pesquisa utilizou o método de coleta de dados desenhando um perfil dos docentes e esclarecendo a composição do cenário por trás do quadro de escassez de professores com formação na área. Com aplicação de variáveis quantitativas e qualitativas, indagou-se acerca das interferências na decisão da atuação do profissional arquivista na docência, o grau de satisfação, os fatores motivacionais, os obstáculos apresentados e a composição do corpo docente nos cursos. Os resultados indicam que os fatores que mais influenciaram na decisão de atuar como docente em Arquivologia foram a aptidão natural e as oportunidades que a ciência oferece como um campo de trabalho e pesquisa amplo e multidisciplinar.Palavras-chave: Arquivista; Docente; Arquivologia; Formação
                                    [publisher] => FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
                                    [date] => 2015-12-30
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Páginas a&b; 3rd series. Nº 4 (2015); 58-76
                                            [1] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 4 (2015); 58-76
                                            [2] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 4 (2015); 58-76
                                            [3] => Páginas a&b: arquivos e bibliotecas; 3ª série. Nº 4 (2015); 58-76
                                            [4] => 2183-6671
                                            [5] => 0873-5670
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/998/961
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2015 Páginas a&b: arquivos e bibliotecas
                                )

                        )

                )

        )

)