Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:00:31Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/594
                            [datestamp] => 2021-12-17T16:05:46Z
                            [setSpec] => Array
                                (
                                    [0] => paginasaeb:ART
                                    [1] => driver
                                )

                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O que falta na atual mediação da leitura?
                                    [creator] => Silveira, Teresa
                                    [description] => Os últimos anos têm sido caraterizados por uma intensa atividade de incentivo à mediação da leitura, tanto em contextos de educação implícita como explícita. Contudo, a investigação revela que, não obstante os esforços que têm sido feitos no incentivo à prática da leitura e na redução dos altos níveis de iliteracia detetados à escala europeia, na última década os resultados foram pouco expressivos face aos esforços. Este artigo procura ser um contributo para todos os agentes educativos que procuram diariamente dotar a geração aprendente de competências literácicas, tendo por base o domínio da leitura. Para isso, estuda, analisa e discute um conjunto de pressupostos – das ciências sociais e humanas e das ciências do sistema nervosos central – que procuram explicar o distanciamento dos indivíduos da prática da leitura extensiva com consequências no desenvolvimento das literacias. No entanto, também alerta para a importância do conhecimento dos processos cerebrais que permitem aos sujeitos adquirir competências, particularmente de leitura, e mostra como a criação de uma cultura de leitura é essencial para o sucesso do desenvolvimento de leitores competentes, autónomos e passíveis de se fazerem efetivamente leitores.Palavras-chave: Cérebro; mediação da leitura; cultura de leitura
                                    [publisher] => FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
                                    [date] => 2014-08-11
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/594
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Páginas a&b; 3rd series. Nº 1 (2014); 3-13
                                            [1] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 1 (2014); 3-13
                                            [2] => Páginas a&b; 3ª série. Nº 1 (2014); 3-13
                                            [3] => Páginas a&b: arquivos e bibliotecas; 3ª série. Nº 1 (2014); 3-13
                                            [4] => 2183-6671
                                            [5] => 0873-5670
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/594/565
                                )

                        )

                )

        )

)