Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T13:00:26Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/585
                            [datestamp] => 2021-12-17T16:06:15Z
                            [setSpec] => paginasaeb:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A política de informação para o desenvolvimento regional no Nordeste do Brasil
                                    [creator] => Nascimento, Angela
                                    [description] => Analisa a produção de informações sobre educação, elaborada pela Sudene, por meio de documentos institucionais produzidos durante os anos 1960-1980. Teve como pressuposto o uso das informações na adoção de políticas públicas e, como consequência, a alteração dos índices de escolaridade no Estado de Pernambuco. A Sudene, instituição objeto deste trabalho, é emblemática na história do Nordeste e, particularmente de Pernambuco, por ter sido o Estado escolhido para sediá-la, a partir do final dos anos 50. Desde sua criação, quando o Brasil vivia várias crises: econômica, política e social, a trajétoria da Sudene foi permeada de várias crises como o Golpe Militar de 1964; a reforma constitucional, que retirou os recursos vinculados, enfraquecendo-a financeiramente; e a redemocratização, com a volta de profissionais alijados pelo governo militar. A Sudene, que representou a esperança nordestina por dias melhores, fora concebida com ousadia e inovação e foi em certo momento um espaço democrático do debate sobre a questão regional. Tentamos identificar a possível usabilidade das informações, os mecanismos de divulgação e acesso, face à disponibilidade tecnológica, da qual, aliás, a autarquia sempre foi percursora e porque seu considerável estoque informacional acumulado ao longo de seu funcionamento não é tornado público devidamente, no sentido do acesso como apropriação cidadã, apesar das constantes inovações tecnológicas como veículo de divulgação. O ponto focal da pesquisa foi a área de educação, como elemento imprescindível ao desenvolvimento e consequente bem estar social da população do Nordeste. É um breve resumo da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Pernambuco.Palavra-chave: informação; Sudene; educação.
                                    [publisher] => FLUP/CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória"
                                    [date] => 2014-07-19
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/585
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Páginas a&b; 2nd series. Nº 10 (2012)
                                            [1] => Páginas a&b; 2ª série. Nº 10 (2012)
                                            [2] => Páginas a&b; 2ª série. Nº 10 (2012)
                                            [3] => Páginas a&b: arquivos e bibliotecas; 2ª série. Nº 10 (2012)
                                            [4] => 2183-6671
                                            [5] => 0873-5670
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)