Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:58:52Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/9176
                            [datestamp] => 2021-02-12T10:49:50Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Panorama das startups no setor turístico brasileiro
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Santos, Maraiza Santana dos
                                            [1] => Holanda, Francisco Sandro Rodrigues
                                            [2] => Santos, Luiz Diego Vidal
                                            [3] => Felizola, Matheus Pereira Mattos
                                            [4] => Florencio, Márcio Manini da Silva
                                        )

                                    [description] => A presente pesquisa teve como objetivo apresentar o panorama das startups no setor de turismo cadastradas na base de dados - StartupBase. Nessa base encontram- se startups no roteiro de dados, havendo também no país ainda startups pré-aceleradas incubadas dentro de instituições ou empresas de fomento, ainda em sua fase inicial. Outras Startups surgem a partir de iniciativas individualizadas e acabam não sendo computadas na análise da StartupBase. Assim, nesse estudo é apresentado um cenário de dados de startups no Brasil se mostrando nas seguintes fases: fora de operação, tração, ideação e scale up que identificam as inovações e tecnologias desenvolvidas. Observou-se maior número de startups no estado de São Paulo com 65 e entre os 10 estados levantados. Outro indicador de destaque nas categorias identificadas, é que a SEBRAE Capital Empreendedor e a Troposlab possuem um número maior com 5 startups e que no segmento de Eventos e Turismo observou-se 218 startups cadastradas, com somente 24 destas possuindo o selo da badges, que são emblemas digitais que representam simbolicamente através de nomenclaturas, competências e realizações das startups. Todos esses aspectos envolvem a discussão sobre a importância das startups para a economia no país, especificamente no setor de turismo, sendo a criação de startups importante para a o aumento de pesquisas, conhecimentos, oportunidades para a geração de emprego e principalmente para o enfrentamento da competitividade no mercado.Palavras-chave: Tecnologia; turismo, StartupBase.
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2021-02-11
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => image/png
                                            [2] => image/png
                                        )

                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/9176
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 44 (2020); 108-122
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/9176/9445
                                            [1] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/9176/9572
                                            [2] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/9176/9573
                                        )

                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2020 PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)