Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:58:08Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/6442
                            [datestamp] => 2020-02-20T13:23:03Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Comunicação, Informação e Imaginário no processo eleitoral brasileiro: o “Messias” Bolsonaro e o mito do rei pela graça de Deus
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Paula, Claudio Paixão Anastácio de
                                            [1] => Araujo, Eliane Pawlowski Oliveira
                                            [2] => Saraiva, Priscila das Graças Perpétua
                                        )

                                    [description] => Estudos sobre o comportamento do eleitor têm buscado evidenciar fatores que poderiam influenciar a preferência por determinados candidatos. Dentre as variáveis apontadas é mencionada a inserção dos indivíduos em determinados contextos, como, por exemplo, as redes sociais digitais, redes que foram utilizadas maciçamente na última eleição presidencial brasileira, ocorrida em 2018, para divulgar a campanha de Jair Messias Bolsonaro que logrou êxito ao vencer o pleito.Nesse sentido, buscou-se analisar a influência de fatores simbólicos, como o mito do rei pela graça de Deus proposto por Marilena Chauí,na época da campanha presidencial. Foram analisadas três postagens no Youtube numa tentativa de identificar se, e quais elementos constituintes desse mito poderiam ter sido suscitados no imaginário dos eleitores quando das eleições. Como resultado, foi possível perceber a presença de uma dimensão simbólica nos discursos, fato que auxiliou a compreender o movimento por trás das opções de voto que elegeram o candidato. Especula-se, finalmente, que o uso dos elementos simbólico-religiosos tenha sido intencional, mas que o seu apelo ao substrato imaginário maior tenha sido involuntário por esses conteúdos já estarem encravados na mentalidade brasileira.Palavras-chave:. Eleição presidencial brasileira; redes sociais digitais; mito do rei pela graça de Deus; fenômeno infocomunicacional.
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2020-02-20
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => image/jpeg
                                            [2] => image/jpeg
                                            [3] => image/jpeg
                                            [4] => image/jpeg
                                            [5] => image/jpeg
                                            [6] => image/jpeg
                                            [7] => image/jpeg
                                            [8] => image/jpeg
                                            [9] => image/jpeg
                                            [10] => image/jpeg
                                            [11] => image/jpeg
                                            [12] => image/jpeg
                                            [13] => image/jpeg
                                            [14] => image/jpeg
                                        )

                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 41 (2020); 100-122
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/6237
                                            [1] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9551
                                            [2] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9552
                                            [3] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9553
                                            [4] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9554
                                            [5] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9555
                                            [6] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9556
                                            [7] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9557
                                            [8] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9558
                                            [9] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9559
                                            [10] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9560
                                            [11] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9561
                                            [12] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9562
                                            [13] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9563
                                            [14] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/6442/9564
                                        )

                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2020 PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)