Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:57:42Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/4301
                            [datestamp] => 2019-12-16T23:53:19Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Modelo de Arquitetura Corporativa no contexto da Indústria 4.0: em direção ao alinhamento da TI com os negócios
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Costa Silva, Wesley
                                            [1] => Zaidan, Fernando Hadad
                                            [2] => Alvarenga, Ivan Fontainha de
                                            [3] => Câmara, Mauro Araújo
                                        )

                                    [description] => As transformações decorrentes das revoluções industriais causaram grande impacto na sociedade, nas organizações e na vida das pessoas. A quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0, se destaca por unificar transformações altamente velozes causadas pelas novas tecnologias. Estas transformações, pautadas na inovação e no potencial das tecnologias, geram um conjunto de oportunidades e desafios ampliando a necessidade do alinhamento estratégico da TI e os negócios. Existem vários modelos para tipo de alinhamento. Contudo, nas pesquisas para construção deste artigo constatou-se uma carência de modelos que subsidiem o alinhamento entre as estratégias de TI e as estratégias dos negócios na era digital. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de arquitetura corporativa que atenda as demandas decorrentes dessa revolução, potencializando o papel protagonista da TI gerando valor tangível. O método adotado combina a pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva. Como resultado, o modelo proposto apresenta os principais stakeholders das organizações, suas diretrizes ou necessidades estratégicas, os limitadores para o alinhamento estratégico e, em resposta a estes, as metas que, se atingidas, direcionem a empresa para o sucesso no que tange o alinhamento estratégico.Palavras-chave: Indústria 4.0, Arquitetura Corporativa, Alinhamento Estratégico da TI com o Negócio.
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2019-04-03
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/4301
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 38 (2018); 19-36
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/4301/5147
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2019 PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)