Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:54:37Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1982
                            [datestamp] => 2018-02-07T17:42:22Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => Ensino de Estatística a Distância: Materiais Didáticos para Elearning
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Mantovani, Daielly Melina Nassif
                                            [1] => Gouvêa, Maria Aparecida
                                            [2] => Viana, Adriana Backx Noronha
                                        )

                                    [description] => Esse artigo propõe-se a estudar a utilização de materiais didáticos para o ensino a distância de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se uma disciplina semipresencial para a qual foram desenvolvidos textos teóricos, tutoriais (com comandos para utilização do SPSS e Excel) e glossário para serem utilizados on-line. A maior parte dos estudantes utilizou os textos teóricos e os tutoriais, os considerando de excelente qualidade e contribuição para a aprendizagem dos conteúdos. O glossário foi pouco utilizado; porém, dentre os estudantes que o acessaram, foi considerado muito útil para o esclarecimento de dúvidas conceituais. De forma geral, a experiência de estudo on-line foi considerada positiva, estimulando a autonomia e envolvimento do aluno no processo educacional. A qualidade dos materiais e sua adequação à disciplina são fatores fundamentais para o sucesso de cursos na modalidade e-learning; no entanto, ressalta-se que a presença ativa do professor ou tutor é essencial para orientar o processo de aprendizagem. 
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2011-04-02
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1982
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 15 (2011); 148-170
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1982/3266
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2011 Revista PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)