Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:53:41Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1905
                            [datestamp] => 2017-11-29T16:07:02Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O “jogo da malha” - videojogo com paradigma de interação gestual adaptado aos seniores
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Terra, Ivan
                                            [1] => Veloso, Ana
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta a investigação exploratória desenvolvida para identificar as dificuldades existentes na interação entre os seniores e os videojogos e desenvolver um protótipo adaptado a este público-alvo. A investigação foi organizada em três fases: 1) análise documental sobre o cidadão sénior, os videojogos, as interfaces gestuais e as relações entre estes conceitos; 2) trabalho de campo, distribuído por dez sessões, com uma amostra de conveniência de cinco seniores, onde foram avaliadas as interações dos seniores com a consola Xbox e com os videojogos, através de grelhas de observação e entrevistas semiestruturadas e; 3) desenvolvimento de um protótipo de videojogo com interação gestual para fazer face aos problemas encontrados na segunda fase (observação). É de referir que este progresso paralelo permitiu que os dados recolhidos na fase 2 alimentassem o desenvolvimento (fase 3)
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2014-03-28
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1905
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 23 (2014): Especial (O cidadão sénior e as ecologias Web); 159-181
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1905/1738
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2014 Revista PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)