Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:53:05Z
    [request] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/1847
                            [datestamp] => 2017-11-29T17:13:46Z
                            [setSpec] => prismacom:ART
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => A lousa digital na ação docente
                                    [creator] => Array
                                        (
                                            [0] => Rodrigues, Sheyla Costa
                                            [1] => Morales, Leonardo dos Santos
                                        )

                                    [description] => Este artigo apresenta um estudo acerca do uso pedagógico da lousa digital interativa que, atualmente, encontra-se disponível em alguns espaços educacionais. A pesquisa contou com a colaboração de futuros professores, professores em exercício e em formação continuada. Os colaboradores responderam algumas questões relacionadas ao uso pedagógico da lousa digital, as quais foram disponibilizadas em um formulário online. A análise do questionário está fundamentada na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir das ideias centrais recorrentes, expressas no questionário, construímos três discursos coletivos: DSC1 – A lousa digital como recurso interativo; DSC2 – Ensinar e aprender com a lousa digital e DSC3 – Potencialidades e limitações da lousa digital. A pesquisa mostrou que os professores reconhecem a importância do uso de diferentes tecnologias em sala de aula e, sobretudo, a necessidade de aprender a usar este recurso tecnológico e criar ou buscar atividades que facilite o ensinar e o aprender.
                                    [publisher] => FLUP / CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
                                    [date] => 2015-03-25
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                            [2] => article
                                        )

                                    [format] => application/pdf
                                    [identifier] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847
                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 133-144
                                            [1] => 1646-3153
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1847/1680
                                    [rights] => Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
                                )

                        )

                )

        )

)