Array
(
    [responseDate] => 2024-11-19T12:52:34Z
    [request] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/oai
    [GetRecord] => SimpleXMLElement Object
        (
            [record] => SimpleXMLElement Object
                (
                    [header] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [identifier] => oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63071
                            [datestamp] => 2024-06-18T13:30:10Z
                            [setSpec] => rca:RP
                        )

                    [metadata] => SimpleXMLElement Object
                        (
                            [dc] => SimpleXMLElement Object
                                (
                                    [title] => O ensino de disciplinas sobre Sistemas de Informação nos currículos dos cursos de Biblioteconomia
                                    [creator] => dos Santos, Raimunda Fernanda
                                    [description] => O objetivo geral é evidenciar a importância do ensino de aspectos concernentes aos sistemas de informação na formação do Bibliotecário no atual contexto informacional, tecnológico e de mercado. Especificamente, objetiva analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais das Regiões Sul e Sudeste do Brasil; verificar se as questões concernentes à temática supracitada estão contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares; apresentar sugestões de abordagens relacionadas ao tema citado anteriormente para a formação de futuros profissionais da informação. A metodologia utilizada inclui pesquisa documental, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Foram analisadas as estruturas curriculares e as propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais e Estaduais das regiões em questão. Constata 13 (treze) disciplinas cujos títulos e ementas estão articuladas com os Sistemas de Informação. Entre as características desses componentes curriculares, observou-se que 10 (dez) são de caráter obrigatório e 3 (três) são disciplinas eletivas. O estudo apresenta o conteúdo programático e as características dessas disciplinas, bem como elenca sugestões de abordagens a serem contempladas na formação de futuros profissionais da informação.
                                    [publisher] => Departamento de Biblioteconomia da UFRJ
                                    [date] => 2024-06-18
                                    [type] => Array
                                        (
                                            [0] => info:eu-repo/semantics/article
                                            [1] => info:eu-repo/semantics/publishedVersion
                                        )

                                    [format] => Array
                                        (
                                            [0] => application/pdf
                                            [1] => application/epub+zip
                                            [2] => text/html
                                        )

                                    [identifier] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63071
                                            [1] => 10.47681/rca.v9i.63071
                                        )

                                    [source] => Array
                                        (
                                            [0] => Revista Conhecimento em Ação; v. 9 (2024): publicação contínua; e63071
                                            [1] => 2525-7935
                                            [2] => 10.47681/rca.v9i
                                        )

                                    [language] => por
                                    [relation] => Array
                                        (
                                            [0] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63071/40966
                                            [1] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63071/40967
                                            [2] => https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/63071/40968
                                        )

                                    [rights] => Array
                                        (
                                            [0] => Copyright (c) 2024 Revista Conhecimento em Ação
                                            [1] => https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
                                        )

                                )

                        )

                )

        )

)